Loading...
SUCOS

Xô virose! Dias frios pedem sucos que previnam gripe e resfriados


Esses problemas de saúde são resultantes de uma inflamação no sistema respiratório, causada pela ação de bactérias ou vírus

Em épocas de mudança na temperatura, nada melhor do que reforçar o sistema imunológico para ficar longe de doenças típicas do período. Entre as mais comuns, está a gripe.

Apesar de não ser tão grave feito outras que podem aparecer, é necessário que se tome certos cuidados para evitar que ela evolua e se transforme em uma pneumonia, por exemplo.

Uma das formas de seguir com essa prevenção é apostar nas propriedades medicinais de alguns alimentos naturais. Dentre eles, as frutas e as hortaliças ganham relativo destaque. Por se tratarem de alimentos fáceis de encontrar e de manusear, muitas receitas para prevenir a gripe fazem uso deles. Caso você ainda não tenha atinado para esse detalhe, já está na hora de inserir alguns sucos na sua dieta.

Sobre a gripe e resfriados

Foto: depositphotos

A gripe é uma doença resultante de uma inflamação no sistema respiratório, causada pelo vírus influenza. Dependendo da intensidade, o paciente pode apresentar alguns sintomas. Entre os mais comuns, destaque para febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe no mundo.

A gripe pode ser facilmente transmitida através do contato direto entre indivíduos saudáveis e infectados, pelo ar ou pela secreção expelida através de um espirro, por exemplo. Pela semelhança dos sintomas é comum que as pessoas confundam gripe com resfriado.

Loading...
>

O resfriado é causado, na maioria das vezes, por rinovírus. Ele apresenta sintomas mais amenos que a gripe. Coceira no nariz, irritação na garganta, espirros e secreções nasais são os principais sintomas apresentados pelos pacientes com resfriado. A congestão nasal também é comum, ao contrário da gripe. Uma boa forma de evitar todos esses transtornos no sistema respiratório é reforçando a dosagem de vitamina C no organismo. Uma das formas de fazer isso com eficiência é através da própria alimentação.

Sucos para prevenir gripes e resfriados

A partir de agora, veja algumas receitas de sucos naturais para ajudar a prevenir gripes e resfriados:

Suco de limão com banana e agrião

Ingredientes

– 3 limões;
– Folhas de agrião;
– 1 banana inteira;
– Açúcar mascavo para adoçar.

Modo de preparo

Coloque a banana para congelar no refrigerador. Isso vai proporcionar uma textura diferenciada para o suco. Depois, extraia o suco dos três limões e coloque no liquidificador. Acrescente também as folhas de agrião, a banana e o açúcar mascavo. Bata tudo e coloque em um copo. Os ingredientes usados na receita são ricos em substâncias anti-inflamatórias e expectorantes.

Suco de maçã com cenoura e hortelã

Ingredientes

– 200 ml de água filtrada;
– 1 maçã inteira com casca;
– 1 cenoura;
– Folhas de hortelã.

Modo de preparo

Com ajuda de um liquidificador, acrescente a água, a maçã, a cenoura e as folhas de hortelã. Bata tudo, coloque em um copo e pode ingerir o suco. Os ingredientes utilizados, sobretudo a maçã, cenoura e hortelã possuem substâncias antioxidantes. Entre as principais delas, destaque para o betacaroteno e a vitamina C, que previnem o organismo contra certas doenças que mexem com a imunidade.

Suco de laranja com mel e gengibre

Ingredientes

– 100 ml de água filtrada;
– 3 laranjas;
– Dois centímetros de gengibre;
– Mel para adoçar.

Modo de preparo

Para preparar, basta juntar o suco das laranjas, o gengibre, a água e o mel e bater no liquidificador. A laranja e o gengibre atuam no sistema imunológico através dos antioxidantes e vitaminas, protegendo-o da ação dos vírus e bactérias.



Source link

Loading...







Loading...