Você precisa saber: Mitos e verdades sobre gripes, resfriados e H1N1

Esses são tipos de doenças respiratórias contraídas a partir do contato com o vírus. Tire algumas dúvidas sobre elas

Você já deve ter ouvido alguém que estava espirrando e com início de dores na garganta dizer que estava gripado. No Brasil existe uma grande banalização da doença e qualquer tosse já costumamos associar à enfermidade. Mas a verdade é que, na maioria das vezes, isso não passa de um resfriado, que é bem diferente.

Segundo o médico, membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Ronaldo Zonta, existem várias dúvidas da população sobre a doença. Para desmistificar o assunto, o especialista esclarece mitos e verdades da gripe H1N1, gripes comuns e resfriados.

Mitos e verdades sobre as doenças respiratórias

Foto: depositphotos

O vírus da gripe comum é o mesmo da H1N1

MITO. O vírus da gripe influenza, se manifesta na traqueia, brônquios e pulmões, não apenas no nariz e garganta. Por isso, ela é uma doença de maior intensidade, principalmente em pessoas que são fragilizadas.

Os sintomas da gripe e do resfriado são diferentes

VERDADE. O resfriado comum deixa o paciente com secreção nasal, espirros, febre em torno de 37-38º, dor ou irritação na garganta ou ouvido, tosse, dor de cabeça, perda de apetite, mal-estar e sintomas que geralmente duram de três a sete dias. Já a gripe tem os sintomas mais intensos e que duram por mais tempo. A doença se inicia com febre que ultrapassa 38,5º, calafrios, dores musculares, na garganta e cabeça, indisposição, nariz entupido, espirros e tosse.

Loading...

Source link

Loading...