Loading...
PLANTAS

Velame Branco: Benefícios e propriedades dessa planta


O artigo Velame Branco: Benefícios e propriedades dessa planta faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

O velame branco, de nome científico Macrosiphonia velame, é um subarbusto perene de origem brasileira, sendo também conhecida por outras denominações como velame-do-cerrado e velame-do-rio-grande. Pertencente à família das Apocinaceae, atinge até 80 cm de altura na época da floração, apresenta caule pouco ramificado e raiz tuberosa, além de produzir látex branco.

Graças às propriedades terapêuticas de sua raiz, o velame branco tem tradição de uso na medicina popular.

Características do Velame

O velame branco é um arbusto brasileiro rústico e resistente, com folhas simples opostas que têm uma camada de pelos finos, curtos e macios; as suas flores apresentam-se isoladas ou não. Cada flor produz dois frutos alongados de coloração verde-avermelhados.

Velame Branco: Benefícios e propriedades dessa planta

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Esta planta é nativa da flora brasileira, sendo comum nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e chegando até o Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, Bahia e Mato Grosso. Cresce em campos limpos e cerrados. O velame branco gosta de solos ácidos, bem drenados, locais ventilados e com muita luz.

Loading...
>

Propriedades e benefícios

Devido às suas propriedades, o velame branco é amplamente utilizado pelas populações tradicionais do cerrado. As propriedades da planta incluem as suas ações depurativas, diuréticas, anti-sifilítica e anti-inflamatórias.

Graças aos seus poderes terapêuticos, a planta é indicada para tratar uma série de condições de saúde, incluindo afecções da pele, eczemas secos e úmidos, erisipela, úlceras, manchas, feridas, intoxicações crônicas, doenças venéreas e úlceras do colo.

No entorno de Goiânia, a decocção feita com folhas e raiz desta planta é utilizada como anti-inflamatório. Os princípios ativos do velame branco incluem os alcaloides e as resinas.

Chá de velame branco: como preparar?

O preparo do chá de velame branco depende da condição a ser tratada. Confira a seguir:

Para gripe, febres e hemorragia

Para tratar esses problemas, basta cozinhar 1 xícara de chá de folhas picadas em 1 litro de água por alguns minutos. A indicação de consumo é de 3 a 4 xícaras deste chá ao dia.

Depurativa e anti-sifilítica

Para aproveitar essas propriedades, basta preparar uma infusão ou decocção, utilizando 1 xícara de chá da raiz picada para 1 litro de água.

Cuidados

Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada, mas lembre-se que todo tratamento apenas deve ser iniciado sob orientação de um especialista.

O artigo Velame Branco: Benefícios e propriedades dessa planta faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.



Source link

Loading...







Loading...