Veja quais são as ervas mais indicadas para preparar chás frios

Seja para relaxar, se refrescar ou até curar algum tipo de mal, os chás são sempre uma saída bem indicada. Veja como aproveitar

Quando alguém está em busca do bem-estar, sensação de refrescância ou apenas confraternizar com os amigos, dependendo do estilo de vida que a pessoa em questão leve, o chá será apontado como bebida favorita. A essa bebida também está agregado o tratamento e cura de algumas doenças, baseadas no conhecimento passado de geração para geração através da medicina popular.

Para encontrar o chá certo para determinado problema, é necessário que se tenha conhecimento de causa e também se entenda um pouco sobre a propriedade dos ingredientes utilizados. Nesse sentido, as plantas aparecem como algo imprescindível para o preparo dos chás. Mas, é bom que se tome cuidado quanto a sua utilização, pois, apesar de naturais, possuem restrições.

Com a intenção de oferecer mais opções para transformar os chás em uma bebida prazerosa e cheia de propriedades, a partir de agora, você terá a oportunidade de conhecer algumas receitas que transformam um simples chá em algo para se apreciar com prazer. Para isso, além das plantas, alguns outros ingredientes serão usados, seguindo a mesma linhagem natural, como as frutas, por exemplo.

Chás refrescantes

Chá gelado com menta

Foto: Pixabay

Ingredientes

– 1 maço de hortelã;
– 2 colheres (de sopa) de chá verde em pó;
– 8 colheres (de café) de açúcar mascavo;
– 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela com tampa, leve a água para ferver. Assim que começar a entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente o chá verde em pó, a menta e o açúcar. Mexa um pouco e deixe descansar por cinco minutos. Nessa fase é aconselhável que você deixe a panela tampada para facilitar o processo de infusão. Passado o tempo, use uma peneira para que fique somente o líquido.

Você vai precisar deixar o chá esfriar totalmente antes de levá-lo para a geladeira. Lembre-se de retirar o chá da panela e colocar em uma garrafa de vidro. Deixe o chá gelar por mais ou menos duas horas. Passado esse tempo, é só levar a mesa e servir para os seus convidados. Se preferir, pode acrescentar um pouco de gelo picado. Além de facilitar a perda de peso, já que o chá verde acelera o metabolismo.

Chá gelado de jasmim

Ervas mais indicadas para preparar chás frios - Chá de Jasmim

Foto: depositphotos

Ingredientes

– 4 saquinhos de chá de jasmim;
– 4 saquinhos de chá verde;
– Menta ou hortelã a gosto;
– 1 limão pequeno cortado em rodelas;
– Meia xícara de chá de mel;
– 2 litros de água filtrada;
– Gelo picado a gosto.

Modo de preparo

Pegue uma panela e acrescente a água, os saquinhos de chá verde e de jasmim e o mel. Mexa um pouco e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, marque cinco minutos e desligue o fogo. Nesse ponto você vai acrescentar o limão cortado em rodelas e alguns ramos de hortelã fresca. Tampe a panela e deixe descansar por mais 15 minutos.

Depois de passado esse tempo, use uma peneira para remover todas às ervas, deixando somente o líquido. Coloque em uma jarra de vidro, deixe esfriar e leve a geladeira por duas horas. Se preferir, você pode pular a etapa da geladeira e servir com o gelo.

Chá de hortelã, gengibre e limão

Ervas mais indicadas para preparar chás frios - Chá de Gengibre, Limão e Hortelã

Foto: depositphotos

Ingredientes

– 6 saquinhos de chá verde;
– 1 ramo de hortelã;
– 2 pedaços de gengibre;
– Suco de um limão;
– Açúcar mascavo ou mel para adoçar;
– 2 litros de água filtrada.

Modo de preparo

Pegue uma panela grande e leve a água para ferver. Enquanto ela não atinge o ponto de ebulição, descasque o gengibre, lave-o bem e depois corte-o em rodelas. Acrescente na água e deixe ferver por 10 minutos. Para dar sequência ao preparo do chá refrescante, desligue o fogo e acrescente a hortelã e os saquinhos de chá verde. Deixe a panela descansar com todos esses ingredientes até tudo esfriar.

Com ajuda de uma peneira, coe toda a mistura, deixando apenas o chá. Por último, coloque o suco do limão e adoce a gosto com açúcar mascavo ou mel. Verifique para ver se a bebida já está em temperatura ambiente. Se estiver, leve para resfriar na geladeira. Na hora de servir, pode acrescentar o gelo em porções individuais ou na jarra de sua escolha.


Source link