Veja os benefícios e propriedades do queijo cabra e aprenda receita

Entre os benefícios do consumo de queijo de cabra está o fortalecimento dos ossos, regulação do colesterol e a prevenção de doenças cardíacas

Na constante busca pelos alimentos saudáveis e suas propriedades para a saúde, alguns se destacam pela quantidade de carboidratos, proteínas vitamina e sais minerais. Esse alimento é queijo de cabra. Apesar de não ser muito comum na mesa das pessoas, esse laticínio vem ganhando cada vez mais destaque e conquistando o paladar dos brasileiros.

Geralmente o queijo de cabra é encontrado nos supermercados. Porém, a partir de uma receita simples, você também pode produzir o seu próprio queijo de cabra em casa. Se comparado ao queijo produzido a partir do leite de vaca, esse tipo em específico minimiza a incidência de alergias, além de melhorar a digestibilidade de proteínas e gorduras.

Benefícios do queijo de cabra

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que o queijo de cabra possui alta concentração de sais minerais como o cálcio, ferro, magnésio, potássio, selênio, zinco e cobre, além de bitaminas dos complexos A, B e C; carboidratos e proteínas. No que diz respeito aos benefícios que ele pode trazer para a saúde, uma série deles podem ser citados. A partir de agora, vejo os principais:

O queijo de cabra fortalece os ossos, evitando problemas como a osteoporose e artrite; por ser um alimento que contém baixo índice calórico, o queijo de cabra faz bem para a saúde, ajudando na regulação do peso e controlando o colesterol. Esse alimento serve também para tratar a alergia alimentar, sobretudo a ligada a intolerância a lactose.

 

Foto: Reprodução/ YouTube/ Cursos CPT

As pessoas que apresentam diabetes também podem consumir o queijo de cabra sem preocupação, já que ele possui baixo teor de gordura, baixas calorias, vitaminas e sais minerais que ajudam no controle da doença. O alimento também protege o corpo contra infecções e germes, já que seus nutrientes mantêm o intestino saudável devido à atividade probiótica, mantendo as bactérias ruins longe.

O consumo regular desse alimento também faz bem para o coração, ajudando a prevenir doenças ligadas ao órgão; reduz a possibilidade de anemia e também faz bem para os nervos. Ah! Vale ressaltar que o queijo de cabra possui menos sódio do que o queijo de coalho convencional, aquele que é produzido a partir da utilização do leite de vaca.

Como fazer o queijo de cabra em casa

Depois de conhecer todas as propriedades do alimento, agora chegou a saber como preparar esse alimento em casa. Para isso, basta seguir as indicações a seguir:

Ingredientes:

  • 3,8 litros de leite de cabra;
  • 1/3 xícara (80 ml) de vinagre de vinho branco;
  • Cebola desidratada a gosto;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Com ajuda de uma panela, leve o leite para ferver juntamente com a cebola e uma pitada de sal. O sal pode ser removido da receita sem nenhum dano. Assim que ferver, adicione o vinagre e desligue o fogo. Espere até que o leite talhe. Quando chegar a esse ponto, coloque num escorredor forrado com um pano de prato e deixe escorrer. Depois disso, coloque em uma forma e o queijo de cabra está pronto para ser consumido. Esse receita rende, aproximadamente, 500 gramas de queijo.


Source link