Veja como não errar quando for escolher a ameixa na hora de comprar esse fruto

Existem duas maneiras de comprar a fruta: ao natural e seca. Na hora de escolher a ameixa fique atento a textura e brilho da casca

A ameixa é uma fruta com alto teor de água, por isso ela é muito suculenta. Entre as suas características principais está a de ser rica em antocianinas, o que a torna vermelha, e também por possuir substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Além disso, ela possui ferro, zinco, cálcio, fibras, fósforo, potássio, magnésio, ácido fólico e vitaminas A, C, E,K, B1, B2, B3, B6.

Por conta dessa diversidade de nutrientes, a ameixa é recomendada para os ossos, cérebro, olhos, para as células e para a pele, facilita a digestão, ajuda na cognição e no sistema nervoso, reduz o colesterol ruim (LDL), controla a diabetes, auxilia o sistema imunológico e previne o câncer.

Outra função importante é na regulação do intestino, pois ela é consumida, sobretudo, como laxante natural.

Foto: depositphotos

Escolhendo a ameixa

Existem duas maneiras de comprar a fruta: ao natural e seca. Na hora de escolher a ameixa ao natural, segure o fruto e veja se as fibras estão firmes, ou seja, sem depressões na casca, falhas ou manchas. Evite os frutos muito maduros, exceto se você for fazer a polpa e congelar para uso posterior.

Se as ameixas estiverem esverdeadas, elas devem ser mantidas na temperatura ambiente para amadurecerem. Caso contrário, elas podem ser mantidas na geladeira de duas até quatro semanas.

Quando comprar as frutas secas, verifique se as mesmas são com ou sem caroço para evitar acidentes. Nessa versão, ela pode ser mantida por vários meses em um recipiente bem fechado, longe da luz e da umidade. Se você preferir também pode colocar na geladeira, onde ela fica até seis meses.

Aproveite a fruta para fazer diversas receitas saborosas. Temos uma ótima sugestão para você: Geleia de Ameixa!

Geleia de ameixa

Ingredientes

– 10 colheres de sopa de mel;
– Meia colher (de chá) de canela em pó;
– Meio kg de ameixas frescas.

Modo de Fazer

Com a fruta in natura, parta as ameixas ao meio e retire o caroço. Em uma panela, coloque as 10 colheres de sopa de mel e misture à polpa de fruta retirada do caroço.

Leve-os ao fogo baixo por 40 minutos. Observe para mexer sempre para não grudar no fundo da panela. Durante esse tempo não tampe o recipiente. Depois desse tempo, a mistura vai adquirir uma consistência de geleia. Desligue o fogo e, por fim, coloque a canela em pó e mexa bem.

Agora é só deixar esfriar e colocar em portes de vidro e guardar na geladeira.


Source link