Vai comprar pitanga? Então aprenda como escolher corretamente o melhor fruto

Desejar comprar pitanga para fazer um suco, sorvete ou mesmo comer in natura? Então aprenda a escolher os melhores frutos

Comprar frutas não é uma tarefa tão simples assim, pois exige que o consumidor observe alguns detalhes importantes. Alguns cuidados são gerais, como evitar os produtos “machucados”, por exemplo, mas também existem os sinais específicos de cada alimento.

A pitanga é uma fruta brasileira que agrada a muitas pessoas, por ser azedinha e adocicada, e apresentar um aroma fresco. Muitos brasileiros cresceram em um quintal com árvores repletas dessa frutinha. Mas, se você deseja comprar pitanga em um mercado, confira algumas dicas para escolher corretamente o alimento.

Como escolher pitanga?

De aroma fresco, a pitanga possui um elevado custo com mão de obra, pois a colheita é manual. A frutinha também tem pouco tempo de vida útil, ou seja, estraga facilmente e em pouco tempo.

Foto: depositphotos

Tais características são importantes para escolher pitanga levando em consideração os melhores exemplares no momento da compra. Busque sentir o aroma fresco da pitanga e observe se a fruta não apresenta pontos pretos e nem machucados. Compre apenas a quantidade que for consumir imediatamente.

É importante ressaltar que, embora o fruto seja conhecido pela coloração vermelho rubro, ele também pode ser roxo ou quase preto. Escolha aquelas que estiverem mais viçosas e graúdas.

Os benefícios da pitanga

A pitanga é rica em substâncias antioxidantes, tais como as vitaminas A e C, além de minerais como cálcio, ferro e fósforo. A fruta também contém nutrientes capazes de prevenir doenças degenerativas e ajudar no processo de digestão, além de ser uma aliada no combate ao câncer.

Na forma de suco ou in natura, os seus frutos são diuréticos e fortalecem o sistema imunológico. O chá de folhas de pitanga, por sua vez, apresenta propriedade vermífuga e pode auxiliar no combate à pressão alta, reumatismo, diabetes e febres.

A pitanga é um ingrediente utilizado no preparo de inúmeras receitas, incluindo sucos, doces, geleias, molhos para carnes e peixes, sorvetes, licores e ainda fermentados, além de pratos sofisticados ou sobremesas. Para que suas receitas saiam saborosas, dê atenção especial na hora de comprar pitanga e escolha frutos de qualidade.

 


Source link