Vai comprar melão? Saiba como não errar na hora de escolher o melhor fruto

Na hora de comprar melão, você deve observar algumas características físicas da fruta

O melão é muito consumido nas épocas mais quentes do ano, pois a fruta tropical é rica em água e bastante refrescante, sendo uma excelente opção para hidratar e desintoxicar o organismo.

O fruto também contém várias substâncias que proporcionam diversos benefícios para a saúde em geral. Se você adora melão, mas ainda tem dúvidas sobre como acertar na hora de escolher o melhor fruto para comprar, continue lendo este artigo.

Como escolher melão de boa qualidade da feira?

São muitas as espécies de melão sendo produzidas no Brasil atualmente, mas o melão amarelo ou pingo de mel continua sendo a alternativa com maior oferta.

Para escolher um bom exemplar, pressione levemente o lado oposto ao caule do melão. Se ele estiver bom para consumo, ele vai ceder um pouco. Se o fruto estiver muito firme, significa que ainda pode estar um pouco verde.

Foto: depositphotos

Outro detalhe a ser observado no momento de comprar melão é o caule: se ele ainda estiver preso à fruta, evite comprá-la, pois isso significa que o exemplar provavelmente ainda está verde.

Na hora de comprar melão, você deve observar as seguintes características físicas: a casca deve ser firme, de cor forte e não apresentar rachaduras, partes moles ou machucados. Além disso, o melão deve ter um aroma ligeiramente frutado. Evite comprar caso o exemplar não tenha cheiro algum ou algo parecido com mofo.

Benefícios do melão

O melão é rico em vitamina A, B6, C e E, além de fibras e minerais. Graças aos seus nutrientes, a fruta é capaz de promover a saúde da pele, combatendo o ressecamento; previne doenças como câncer e auxilia no bom funcionamento intestinal.

O melão é uma excelente opção para os adeptos da dieta, já que 90% da fruta é constituída por água e contém pouquíssimas calorias. Confira alguns dos benefícios do consumo desta fruta:

  • Possui efeito diurético, auxiliando no processo de desintoxicação do organismo;
  • Regula o funcionamento dos rins;
  • Ajuda na digestão;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Previne doenças como reumatismo, gota, artrite, cirrose hepática, cálculos biliares, uretrite e câncer.

Source link