Loading...
VEGETAIS

Vai comprar batata doce? Acerte na hora de como escolher esse alimento


A firmeza e a aparência da batata doce são detalhes que o consumidor deve observar no momento da compra. Saiba mais neste artigo

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico que virou a queridinha dos atletas e adeptos da musculação. Bastante nutritiva, a batata doce supera outros tubérculos em vários nutrientes, sendo rica em fibras, ferro, potássio, vitaminas A, C e E.

Muitas pessoas não têm problemas em comer determinado alimento, mas sim na hora de comprá-lo. Afinal de contas, como escolher batata doce corretamente? Quais detalhes o consumidor deve observar? Saiba mais neste artigo.

Como escolher batata doce?

Primeiramente, é importante optar por comprar os seus alimentos em locais com produtos de qualidade. Se for possível, dê preferência aos produtos orgânicos. Existe uma grande variedade de batatas doces, com mudanças nas cores da casca, além do teor de fibras, maciez, sabor e outras características.

Foto: depositphotos

A primeira coisa que você deve observar na hora de comprar batata doce é a sua firmeza: o alimento deve estar firme, sem partes murchas. Se for possível, escolha exemplares com formato mais uniforme, mas não tem problema se elas forem tortas.

Loading...
>

Prefira a batata doce que tiver menos buraquinhos, pois eles sinalizam que o alimento foi atacado por pragas, mas a situação só poderá ser comprovada quando você remover a casca. É bastante comum que só tenham batatas doces com esses buracos. Se esse for o caso, compre mesmo assim, descasque e elimine as partes atacadas, que têm cor escura e cheiro diferente.

Evite comprar batata doce com brotos nascendo, pois eles usarão os nutrientes da raiz e, por isso, ela vai perder qualidade. Procure descartar também as que tiverem partes muito danificadas e com manchas escuras.

Após escolher a batata doce, conserve-o em ambiente seco e fresco por até duas semanas.

Benefícios da batata doce

A batata doce possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata inglesa. Considerado um “carboidrato do bem”, este alimento proporciona uma série de benefícios ao organismo humano. Confira a seguir:

  • Por seu baixo índice glicêmico, ajuda na queima de gordura e no ganho de massa muscular;
  • Reduz o colesterol total;
  • Reduz cãibras;
  • Regula a pressão arterial;
  • Faz bem para a pele;
  • Auxilia na digestão devido ao seu teor de fibras;
  • Atua na formação de colágeno;
  • Ajuda a prevenir câncer;
  • Auxilia no controle da diabetes;
  • Estimula o intestino.



Source link

Loading...







Loading...