Use folha santa e babosa para tratar queimaduras solares

No verão a exposição da nossa pele ao sol aumenta, caso haja queimaduras, essas plantas podem te ajudar

A babosa é uma planta bem popular. Isso graças a sua praticidade que garante que qualquer pessoa possa cultivar uma no próprio jardim de casa.

Entre os benefícios da planta estão o alívio das dores estomacais e gastrite, a renovação celular dos cabelos e da pele. Nesse último caso, a babosa pode até acelerar a regeneração do tecido epitelial em casos de queimaduras, seja por exposição ao sol ou com fogo.

A ginecologista e fitoterapeuta Lívia Martins concedeu uma entrevista ao programa de rádio Viva Maria. Nela, a especialista salienta o uso da babosa a favor de problemas relacionados à pele e também a atuação da planta em outras áreas do nosso organismo.

A babosa funciona como um protetor solar natural?

Segundo a médica, a babosa tem um princípio ativo chamado Aloe Vera. Essa substância funciona como um filtro para os raios ultravioletas. A exposição demasiada ao sol faz a pele absorver toda radiação, que é perigosa e potencialmente cancerígena. “Todo cuidado é pouco”, alerta a especialista.

Foto: depositphotos

Que outros cuidados devemos ter com a nossa pele no verão?

“É importante usar o filtro solar, mas sabemos que muitas famílias não podem comprar por conta do alto custo. Além disso, as pessoas quando fazem uso do filtro, usam-no de maneira errada, esquecendo-se de reaplicá-lo. Por isso, é importante usar chapéu, vestir roupas adequadas e usar guarda-sol”, explica a fitoterapeuta.

Quais são as pessoas mais vulneráveis aos efeitos do sol?

De acordo com a médica, quem trabalha exposto à luz solar tem mais chances de apresentar problemas de pele. Portanto é fundamental fazer uso de proteção solar e usar plantas medicinais que são colaboradoras maravilhosas.

Alguns alimentos têm o poder proteger a nossa pele?

A babosa pode ser usada tanto externamente, com a aplicação do líquido viscoso na pele e nos cabelos, como internamente, por meio de sucos e chás. Outros alimentos como açafrão e as cascas da uva e da jabuticaba também são importantes aliados da regeneração celular epitelial.

Como usar a babosa a favor da nossa pele?

Depois de tomar sol, você pode passar a aloe vera nos lugares mais queimados. Além disso, você pode ferver a folha santa até que ela fique mais fina. Essa combinação pode acalmar e tirar a vermelhidão das áreas mais agredidas pela radiação.

Como aplicá-la?

De acordo com a médica, você deve usar sobre a pele lesionada somente o gel translúcido que fica dentro da babosa. Lembre-se de não usar a seiva amarela. Você deve descascar a babosa e retirar somente o gel. Ele dará alívio imediato ao local queimado.


Source link