Unha encravada inflamada; veja o que fazer

O artigo Unha encravada inflamada; veja o que fazer faz parte do conteúdo do Remédio Caseiro.

Uma dor na unha pode muitas vezes passar despercebida e não receber a devida atenção que merece.

Mas é importante ficar sempre atento a esse incômodo, pois isso pode significar que a unha está encravada e caso não seja tratada, provavelmente irá inflamar e causar maiores problemas posteriormente. Saiba o que fazer.

Existem algumas alternativas caseiras que ajudam a cuidar do problema. Mas é sempre importante procurar também a ajuda de um especialista da área para evitar maiores danos à saúde.

Remédios caseiros para unha encravada

A unha encravada inflamada pode gerar intenso desconforto

Existem alternativas caseiras que ajudam a cuidar do problema (Foto: depositphotos)

Mergulhar o pé em vinagre de maçã

O vinagre de maçã é utilizado para tratar de forma natural inúmeros problemas. Uma das funções do produto inclui aliviar inflamações na unha.

Devido às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias o vinagre de maçã ajuda a desinflamar a unha e a aliviar as dores.

Misture 75ml de vinagre de maçã e um litro de água morna, coloque em uma bacia e deixe mergulhado o pé afetado por 20 minutos. Repita o procedimento todos os dias.

Água e sal

Por mais simples que essa mistura seja, ela traz grandes resultados na melhora da inflamação na unha encravada.

Antes de dormir, aplique a mistura de água com sal na unha prejudicada e feche-a com uma gaze, deixando o produto agir por toda a noite.

Veja também: Incríveis dicas caseiras para manter as unhas saudáveis

Aplicação de óleos

Os óleos de eucalipto, cravo-da-índia, amêndoas e melaleuca têm propriedades antibióticas e por isso ajudam a evitar infecções.

Aplique algumas gotas de um dos óleos e massageie levemente a região afetada. Realize o procedimento todos os dias, preferencialmente depois do banho.

Água de tomilho

A planta medicinal ajuda a combater inflamações, infecções e alivia as dores da unha encravada. Basta adicionar duas colheres (de sopa) de tomilho e misturar em uma bacia com água morna. Lave a região afetada por alguns minutos.

Suco de cebola

Bata 200 ml de água misturada com uma cebola e em seguida coe e coloque em um recipiente limpo. Lave a unha encravada com o líquido e deixe secar naturalmente. Aplique a mistura duas vezes por dia.

Quando o médico deverá ser procurado?

As unhas encravadas, quando não são bem tratadas, podem evoluir para problemas mais graves, formando lesões conhecidas como carne esponjosa, onde há um grande acúmulo de pus ao redor da unha.

Fique atento caso a unha esteja com muito pus ao ponto de ser impossível mexer nela, se o dedo estiver muito inchado, houver severa vermelhidão, inchaço ou febre, a circulação parecer estar presa ou se houver lesões na região afetada.

Veja também: Conheça 5 razões para cuidar das unhas sem tirar as cutículas

Também é importante a procura de um profissional da área de saúde caso o indivíduo com a unha inflamada também possua diabetes.

Causas da unha encavada

As principais causas da unha encravada e cortá-la muito rente

Evite cortar a unha muito curta e arredondada (Foto: depositphotos)

As principais causas de unha encravada são:

  • Cortar as unhas com muita frequência e deixá-las menores que o normal, principalmente o canto delas;
  • Traumas no dedo do pé;
  • Usar sapato fechado muito apertado;
  • Pessoas que praticam atividades como ballet, futebol, tênis e basquete tendem a possuir a unha encravada;
  • Falta de higiene;
  • Deformidades congênitas;
  • Problemas relacionados à formação dos ossos;
  • Micose de unha;
  • Transpiração excessiva nos pés.

Veja tambémElimine fungos das unhas de forma natural e eficaz

Como prevenir unha encravada

Além de manter a higienização e fazer uso dos calçados adequados, existem outras maneiras de evitar as unhas encravadas.

Unhas muito curtas: ao cortar as unhas, evite deixá-las muito arredondadas nos cantos ou anormalmente curtas. Procure mantê-las quadradas e finalize serrando com uma lixa.

Cortadores limpos: Ainda na hora de cortá-las, lembre-se de usar cortadores, tesouras e alicates de pertence próprio e devidamente higienizados.

– Não retire cutículas: As cutículas são uma proteção natural da unha, por isso evite retirá-las. Prefira cuidar delas, mantendo-as sempre hidratadas.

– Não roa: Mantenha as unhas sempre limpas e secas e evite roê-las.

O artigo Unha encravada inflamada; veja o que fazer faz parte do conteúdo do Remédio Caseiro.


Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*