Tem dificuldade em escolher kiwi? Aprenda como comprá-lo sem erros

O que devemos observar na hora de comprar kiwi no supermercado ou na feira? Conheça algumas dicas neste artigo

O kiwi é um fruto proveniente de algumas espécies do gênero Actinidia e de seus híbridos. Apresenta coloração esverdeada e uma casca de cor castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta por micropelos que lhe conferem um aspecto fibroso.

Trata-se de um fruto rico em vitamina C e alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro. Você tem dúvidas sobre como escolher o melhor kiwi no supermercado ou na feira? Confira as nossas dicas neste artigo.

Como escolher kiwi?

Muitas pessoas já desenvolveram os seus próprios truques na hora de decidir se determinada fruta está boa ou não para ser levada para casa, mas muitos consumidores ainda têm dúvidas.

Foto: depositphotos

E no caso do kiwi, o que devemos observar na hora da compra? Primeiramente, analise o alimento cuidadosamente, verificando se não existem rachaduras ou manchas. Além disso, observe a pele do alimento, que deve ser esticada e suave. Se estiver enrugada, isso significa que está com perda de água e de nutrientes. Descarte os exemplares com descoloração, manchas de umidade, danos externos, maciez em excesso e outros sinais de deterioração.

Caso você queira comprar kiwi maduro, pressione levemente com a palma da mão e o polegar (não use a ponta dos dedos). Se a fruta estiver levemente macia, significa que está pronta para ser consumida; se estiver muito macia, passou do tempo e está super madura; se sentir o kiwi duro demais, ele ainda não está pronto para consumo. Se você pretende consumir o alimento em alguns dias, procure levar os mais firmes.

Quando está maduro, o kiwi apresenta um aroma cítrico perfumado, que lhe é bastante característico. Se comprar kiwi não maduro, deixe-o à temperatura ambiente, fora do calor e da luz solar.

Benefícios do kiwi

Nativo da China, o kiwi é rico em diversos nutrientes. Confira alguns dos benefícios proporcionados por esta fruta:

  • O kiwi é riquíssimo em vitamina C: contém 85 miligramas do nutriente por 100 gramas;
  • Além da vitamina C, a fruta também contém vitamina E, que ajuda a proteger o organismo do envelhecimento dos tecidos. Por isso, o kiwi é considerado um poderoso antioxidante;
  • Por ser rica em potássio, a fruta é especialmente recomendada para os indivíduos que sofrem de pressão arterial elevada. Isso porque um dos motivos para o problema pode ser um desequilíbrio na relação entre o sódio e o potássio;
  • O consumo da fruta também ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, proteger os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e reduzir o estresse oxidativo do organismo.

Source link