Loading...
FRUTAS

Tamarindo: Aprenda como escolher esse fruto na hora da sua compra


Na hora da compra, o consumidor deve observar o aspecto e a cor da casca do tamarindo, entre outras observações. Descubra agora

O tamarindo é o fruto do tamarindeiro, árvore que pode alcançar até 30 metros de altura em sua fase adulta. Originário da África do Sul, o fruto apresenta casca marrom, o formato parecido ao da vagem e uma polpa doce e ligeiramente ácida.

Escolher as melhores frutas no momento da compra nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Neste artigo, conheça algumas dicas para escolher tamarindo corretamente.

Como escolher tamarindo?

Na hora da compra, o consumidor deve observar o aspecto e a cor da casca do tamarindo. Um bom fruto deve ser liso e apresentar a pele firme, uma coloração marrom e brilhante.

Foto: depositphotos

Descarte os frutos que apresentem danos externos, como machucados ou picadas de insetos.

Quando está maduro, o tamarindo apresenta uma coloração marrom. Se a polpa ainda estiver verde, deixe amadurecer à temperatura ambiente. Quando os frutos estiverem maduros, mantenha-os no refrigerador e consuma em poucos dias.

O fruto pode ser consumido em sua forma natural ou ser um ingrediente no preparo de doces, molhos, sucos, bolos, sorvetes, xaropes, licores e outras bebidas.

Loading...
>

Benefícios do tamarindo

O tamarindo é um fruto do tipo vagem que possui grandes quantidades de vitaminas, além de fibras e açúcares naturais. Devido às suas propriedades laxativas, a polpa do tamarindo é indicado para curar problemas intestinais, sobretudo prisão de ventre.

Confira a seguir os benefícios proporcionados pelo tamarindo:

  • Contém propriedades anti-inflamatórias e antiácidas;
  • Ajuda a diminuir a febre e a tosse;
  • O tamarindo contém alto teor de ácido tartárico, que é um eficiente antioxidante e ajuda a proteger o organismo da ação dos radicais livres;
  • Fervidas em água, as folhas do fruto podem auxiliar na retirada das pedras nos rins;
  • O fruto contém uma quantidade significativa de vitamina C, do complexo B e E, além de fibras e minerais como cálcio, ferro, fósforo, manganês e potássio;
  • O tamarindo também pode atuar na prevenção de doenças relacionadas com o coração, pois ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue.

 



Source link

Loading...







Loading...