Talvez você não saiba, mas essa planta ajuda no trabalho de parto

Essa planta atua na redução de espasmos e dores que são comuns durante os partos naturais. Descubra quem é ela

Cada dia mais as mulheres e os profissionais de saúde fazem a opção pelo parto normal, natural e humanizado. O Brasil é recordista em número de cesárias e está disposto a reverter esse quadro, por isso, muitas mamães buscam alternativas para que o momento de dar à luz aos seus pequenos seja tranquilo e seguro.

No programa Viva Maria da Rádio EBC, Mara Régia entrevista a médica ginecologista Lívia Martins, que apresenta uma planta capaz de reduzir as dores do parto. Ficou curiosa? Acompanhe.

Qual é a planta que pode ser uma amiga da mulher na hora do parto?

O nome da planta é Artemísia. As flores dela se parecem bastante com uma pequena margarina ou um pequeno girassol. Ela atua na redução de espasmos e dores que são comuns durante os partos naturais.

Foto: depositphotos

“Inclusive, a Artemísia tem esse nome por conta da deusa grega Artemis, a qual as parteiras evocavam para fazer com que o parto fosse tranquilo. Aí é que está o encanto da erva, que também é chamada no Nordeste de ‘Dor de Mulher’, isso porque ela também ajuda a amenizar as cólicas menstruais”, explica a fitoterapeuta e ginecologista.

Ela pode ser combinada com alecrim e algodão para intensificar os seus efeitos sobre os espasmos das contrações. Um chá desses ingredientes é capaz de relaxar a musculatura interina aliviando as dores durante o parto, pois ela também é considerada uma planta analgésica, sedativa. Por isso, algumas pessoas também a usam para aliviar dores de cabeça e enxaquecas.

Como preparar?

Para ficar livre das cólicas menstruais, você deve fazer a infusão de uma colher de chá das folhas da Artemísia em uma xícara de água quente. Em seguida, você pode cobrir a mistura e esperar cinco minutos. Você pode tomar uma xícara duas a três vezes por dia.

Já para evitar espasmos, você deve usar as raízes da planta. Para isso, você leva uma colher de sopa da raiz junto com meio litro de água e deixa ferver juntos por 15 minutos. Você deve tomar meia xícara quatro vezes ao dia. A médica Lívia Martins explica que a Artemísia é muito fácil de ser cultivada. A planta cresce rápido, gosta do sol e precisa sempre ser aguada.

Outros benefícios da Artemísia

Os benefícios da Artemísia já foram tratados em um artigo publicado anteriormente por aqui. Entretanto, vamos relembrar as principais propriedades dessa planta para que você compreenda o poder que ela tem:

A Artemísia pode combater náuseas, gases, azia, indigestão, diarreia e asma. Além disso, ela auxilia pessoas com problemas renais, anemia e é capaz de prevenir o câncer de mama, o segundo mais comum entre as mulheres.


Source link