Será que a vitamina A serve para acne na pele? Descubra

O artigo Será que a vitamina A serve para acne na pele? Descubra faz parte do conteúdo do Remédio Caseiro.

A vitamina A, também conhecida como beta-caroteno e retinol, é um dos nutrientes mais eficazes para a prevenção e controle das acnes, servindo também para diversos outros problemas que atingem sempre a pele.

A acne é um processo inflamatório que acontece devido à produção excessiva de sebo na pele. Além de afetar a face, o problema também pode aparecer nos braços, costas, ombros e colo, atingindo todas os sexos e idades, mas principalmente nos adolescentes.

Além de manter os cuidados diários com a pele, como limpar o rosto com sabonete específico para pele oleosa, usar protetor solar diariamente e não dormir de maquiagem, enriquecer a dieta com vitamina A é outro jeito de acabar com problemas relacionados à acne.

Vitamina A para acne

Vitamina A é tudo o que você precisa para auxiliar no combate à acne

Vitamina A ajuda a reduzir a oleosidade da pele que por sua vez causa a acne (Foto: depositphotos)

A vitamina A contribui no controle da produção do sebo pelas glândulas sebáceas, ajudando na redução da oleosidade, desobstruindo poros e diminuindo a susceptibilidade à acne.

O nutriente ainda contém substâncias chamadas rodoxinas, que possuem ação antioxidante, promovendo a renovação das células. Ou seja; além de prevenir problemas de acne, a vitamina A também ajuda a combater o surgimento de rugas e outros sinais de envelhecimento precoce.

A vitamina A pode ser encontrada em diversos produtos indicados por dermatologistas para tratamento, como também em alguns alimentos.

Veja também: Benefícios da vitamina A para saúde

Segundo a nutricionista Giovana de Mattos, os alimentos de origem animal são ricas fontes do nutriente, como fígado e rim de animais terrestres e aquáticos, ovos, peixe, leite integral, creme de leite, queijo, manteiga e óleo de fígado de peixes como bacalhau, bonito e atum.

“O beta-caroteno é um precursor da Vitamina A é encontrado em alimentos vegetais como a cenoura, abóbora, batata doce, melão, laranja rosa, damasco brócolis, espinafre e na maioria dos vegetais de cor verde escura, quanto mais intensa a cor do vegetal maior concentração de beta-caroteno. O próprio organismo regula a conversão de beta -caroteno em vitamina A de acordo coma suas necessidades”, acrescenta a profissional.

Apesar de trazer tantos benefícios para à saúde, o excesso de vitamina A também pode causar prejuízos, causando pele seca, sores as articulações e ossos, tontura, queda de cabelo, entre outros sintomas.

Benefícios da vitamina A

Fique ligado(a) nos benefícios da vitamina A

Benefícios da vitamina A vão além do auxílio ao combate a oleosidade da pele (Foto: depositphotos)

Além de ajudar no controle da produção de sebo, a vitamina A traz outros inúmeros benefícios à saúde.

Ela ainda ajuda a controlar a degeneração macular, principal causa de doenças como cegueira e também fortalece o sistema imunológico, protegendo o organismo contra problemas que vão desde uma gripe até mesmo o câncer.

“A ingestão dessa vitamina pode ajudar a tratar várias formas de câncer graças à capacidade da vitamina de controlar células malignas no corpo. Atualmente, entende-se que o ácido retinoico desempenha um papel importante no desenvolvimento e na diferenciação celular, assim como no tratamento do câncer. Demonstrou-se que os cânceres do pulmão, da próstata, da mama, dos ovários, da bexiga, da boca e da pele foram tratados pelo ácido retinoico. Outro estudo coletou inúmeras referências demonstrando os achados do ácido retinoico em melanoma, hepatoma, câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de próstata”, revela o especialista Juliano Pimentel.

Por ter propriedades antioxidantes, a vitamina A ajuda a diminuir os riscos de inflamações. E essa redução ajuda também na prevenção de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

Além de ajudar no combate de doenças como câncer Alzheimer e Parkinson, o nutriente também pode ser benéfica para pacientes que enfrentam diabetes tipo 2.A vitamina A também possui propriedades como o ácido retinoico que é um derivado da vitamina; de acordo com pesquisas ele pode ajudar a normalizar o açúcar no sangue”, relata Juliano.

O artigo Será que a vitamina A serve para acne na pele? Descubra faz parte do conteúdo do Remédio Caseiro.


Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*