São João: tomatinhos do amor, delícia em forma de coração para sua festa

Usando tomates do tipo sweet grape, é possível inovar nas noites de festa junina. Com eles pode-se fazer corações deliciosos

Durante o mês de junho há muitas tradições para seguir. Dançar quadrilha ou apenas um forró pé de serra, usar uma roupa xadrez, comer comidas de milho como bolo, canjica ou cural, pamonha, mungunzá, pé de moleque etc. Mas, assim como em outras épocas do ano é possível usar uma mesma tradição e inovar em alguns aspectos.

No caso das festas juninas, a culinária, por exemplo, pode ser incrementada. Pensando nisso, a nutricionista Indianara Coimbra, da Trebeschi – uma das principais produtoras de tomates do Brasil –  indica o preparo de um prato delicioso e encantador para essa época: o tomatinho do amor. Usando tomates do tipo sweet grape, é possível inovar nas noites de festa junina. Confira!

Receita de tomates em formato de coração

Foto: depositphotos

Itens necessários

  • 500 g de tomate sweet grape;
  • 500 g de açúcar;
  • 100 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de vinagre de álcool;
  • Palitinhos para espetar e montar os tomatinhos;
  • Placar de isopor para secarem.

Modo de preparo

Inicie o procedimento separando os tomatinhos em pares. Escolha os frutos de mesmo tamanho e formato semelhante, tendo em vista que são necessários dois tomatinhos para fazer um coração. Depois de selecionados, corte-os na diagonal, dando preferência em deixa intacta a extremidade mais arredondada, para que ela seja a parte superior do coração.

De toda a fruta você só vai tirar a ponta oposta da parte arredondada. Em seguida, descarte as sementes dos tomatinhos. Junte os pares e para auxiliar nessa “colagem” use um palito, formando um coração. Antes de dar continuidade ao modo de preparo, coloque os tomates sob o gelo, para reservá-los.

Enquanto os tomatinhos estão reservados, é hora de preparar a calda da receita. Para isso, adicione o açúcar, a água e o vinagre em uma panela. Misture os itens sem o auxílio de uma colher, apenas usando os movimentos circulares feitos com a própria panela. Leve para o fogo alto e assim que levantar fervura, opte pelo fogo médio deixando a mistura por aproximadamente 25 minutos.

O ponto exato da calda é percebido quando você, após o tempo determinado, despeja uma gota da mistura em um copo com água fria. Caso esta técnica provoque um barulho e a gota vá para o fundo do recipiente, pode desligar o fogo. De imediato, comece a glaçar os corações, mergulhando um a um na calda e espetando-os no isopor, para que sequem. Se durante este período a calda endurecer, basta voltar com ela para o fogo até que ela adquira a consistência inicial.

Dica especial

A técnica de fazer isso com os tomatinhos em formato de coração deixa os pratos ainda mais charmosos para combinar com essa época junina. Porém, se você quiser, este mesmo procedimento também se aplica as frutinhas inteiras. Além de manter um sabor apetitoso, o prato fica uma graça.


Source link