São João sem milho? É possível! Veja receitas de pratos que não levam milho

Nem todas as guloseimas servidas nas festas juninas tem o milho como ingrediente, mas não menos saborosas

Nem só de pão vive o homem e nem só de milho vive o São João. Isto porque, quando as pessoas pensam no mês de junho, automaticamente, passa uma série de características que compõe as tradições das festas juninas, incluindo roupa xadrez, chapéu de palha e comidas feitas usando o milho como ingrediente principal.

Contudo, nem todas as guloseimas servidas nesta época do ano têm o milho como ingrediente. Há vários outros pratos típicos da festa de São João que levam itens diferentes e mesmo assim saborosos. Aprenda a fazer alguns deles, que apesar de não ter o milho são pratos fáceis e saudáveis.

Bolo de mandioca ou aipim

Foto: depositphotos

A receita deste bolo foi dada pela nutricionista Fernanda Marques, no próprio site da especialista. Trata-se de uma versão mais saudável do bolo de mandioca, também conhecido como bolo de aipim. Para prepará-lo são necessários os seguintes ingredientes:

  • 4 xícaras de aipim (mandioca) cru sem casca ralado;
  • 1 xícara de leite de amêndoas ou de coco caseiro;
  • 4 colheres (de sopa) de óleo de coco;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de coco ralado sem açúcar;
  • 4 colheres (de sopa) de Xylitol ou Sweet Lift ou Açúcar de coco;
  • Fermento em pó (opcional).

O modo de preparo é super simples, basta misturar todos os ingredientes em uma panela, com exceção do fermento. Em seguida, mexa bem todos os itens até formar uma massa o mais homogênea possível. Por fim, adicione o fermento. Unte uma assadeira ou use uma antiaderente para despejar a massa e levá-la ao forno preaquecido à 180ºC. Deixe assar durante 40 minutos, mas fique sempre atento para não queimar caso o bolo asse antes do tempo. Após dourar, sirva.

Pé de moleque

Pratos juninos que não levam milho nos ingredientes - Pé de Moleque
Loading...

Loading...

Source link

Loading...