Loading...
CHÁS

Salgueiro branco: aprenda a fazer esse chá e para quê ele serve


Esta planta é um produto natural que possui diversas propriedades medicinais, as quais variam entre: analgésicas, sudoríferas e antirreumáticas

Salix alba é o nome científico dado a uma planta com origem nas zonas temperadas. Chamada popularmente de salgueiro branco, esta planta foi encontrada inicialmente nas regiões da Europa, Ásia e da América do Norte.

Sendo uma velha conhecida da medicina alternativa, uma vez que em 1800 teve um de seus compostos isolados, a salicina, que logo se transformou no ácido acetilsalicílico, presente nas aspirinas.

Apesar de existir vários tipos de salgueiro, este, em específico, se destaca pelas folhas mais claras que possui e por serem esbranquiçadas, por isso que o salgueiro recebeu este nome. A árvore, que pode chegar a 30 metros de altura, possui cascas e flores benéficas à saúde do paciente.

Propriedades e benefícios do salgueiro branco

Esta planta é um produto natural que possui diversas propriedades medicinais, as quais variam entre: analgésicas, sudoríferas, antipiréticas, antirreumáticas e antiagregantes. Por estas razões, as cascas de salgueiro branco é um remédio eficaz no tratamento de dor de cabeça, febre, resfriado, nevralgia, reumatismo, artrite, artrose e gota.

Além disso, outra parte da planta consegue ser benéfica para o organismo, isto é, as flores. Este ingrediente pode ser utilizado por quem deseja ter alívio nos sintomas pré-menstruais, bem como combater a insônia e a ansiedade.

Loading...
>

Como fazer o chá desta planta?

Há duas maneiras de preparar o chá de salgueiro branco e elas dependem de qual parte da planta será utilizada para fazer o chá. Desta forma, o primeiro modo de preparo leva uma colher (de sopa) das cascas de salgueiro cortadas em pedaços e uma xícara de água filtrada. Leve o líquido para o fogo, depois adicione as cascas e espere que o líquido alcance fervura. Após o processo de ebulição, aguarde por mais 10 minutos e só depois desligue o fogo. Deixe a panela tampada e quando o chá já estiver frio, coe e consuma. A dica é não ultrapassar três xícaras deste chá por dia.

Já quando for utilizado as flores secas de salgueiro para preparar o chá, é necessário ferver a água separadamente. Reserve uma colher (de chá) das flores em um recipiente. Em seguida, coloque uma xícara de água para ferver. Após o processo de ebulição, desligue o fogo e despeje o líquido sobre as flores. Tampe a mistura e deixe em infusão por 10 minutos. Depois do tempo determinado, coe e consuma. Assim como a receita anterior, o consumo indicado não deve passar de três xícaras por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Mesmo sendo um produto natural, o uso de salgueiro branco tem suas contraindicações. Portanto, não é indicado para gestantes,  mulheres em fase de lactação e crianças menores de seis anos. Além disso, a planta ainda é contraindicada para pacientes que possuem alergia à aspirina ou os que tenham problemas gastrointestinais, a exemplo de úlceras, gastrite, refluxo e colite.

Além das contraindicações já citadas, é importante ressaltar que este medicamento natural não pode ser introduzido para pacientes que façam uso de remédios antiagregantes. Já se o salgueiro branco for consumido em excesso, o organismo pode sofrer alguns problemas, como hemorragias.



Source link

Loading...







Loading...