Saiba quais os chás para induzir o parto

O artigo Saiba quais os chás para induzir o parto faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Os remédios naturais extraídos a partir de plantas são verdadeiros aliados da saúde, isso inclui as futuras mamães e seus bebês, uma vez que existem chás para induzir o parto, sem precisar recorrer a procedimentos mais invasivos.

Existem muitos casos em que a gestante, juntamente com o (a) obstetra precisam utilizar a indução do parto. Esse método é acionado quando a mamãe não iniciou o trabalho de parto e pretende ter um parto normal (vaginal), não desejando ter que apelar para uma cesariana.

Um exemplo para ter que optar pela indução é quando a gravidez ultrapassou as 41 semanas ou quando houve o rompimento da bolsa mas o trabalho de parto não aconteceu. No entanto, é importante enfatizar que antes de consumir as bebidas naturais com esse intuito, que se procure sempre a orientação de um médico para avaliar se essa indução é algo realmente necessário e seguro.

Chás para induzir o parto

Chás para indução do parto são alternativas aos procedimentos mais invasivos

Os chás são opções naturais para induzir o parto (Foto: depositphotos)

Chá de folhas de framboesa

As folhas de framboesa ajudam a tonificar e a preparar os músculos do útero para o trabalho de parto. A ingestão da bebida vai ajudar a fazer com que o procedimento aconteça num bom ritmo e de maneira menos dolorosa.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de framboesa;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e adicione as folhas de framboesa. Depois de ferver, desligue o fogo e deixe repousando por aproximadamente 10 minutos. Coe a bebida e adoce como preferir. Inicialmente consuma uma xícara por dia e depois aumente para três xícaras diariamente.

Chá de Jasmim

Além do chá preparado com as folhas e flores de jasmim ajudar a estimular o trabalho de parto, o óleo essencial da planta também pode ser usado no início da gestação para massagear o abdômen e aliviar os incômodos.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de jasmim;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e depois acrescente as folhas da planta. Deixe a bebida abafada por 15 minutos e depois consuma.

Chá de carqueja

Entre os chás para induzir o parto está o de carqueja. Apesar de ser contraindicado durante todo o processo de gestação, o chá de carqueja é indicado pois aumenta as contrações uterinas.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de carqueja;
  • Meio litro de água.

Modo de preparo

Ferva a água, desligue o fogo e acrescente a planta. Deixe o recipiente abafado por quinze minutos e consuma.

Chá de camomila

Conhecida na medicina alternativa devido às suas propriedades calmantes, o chá de camomila também pode ser usado para limpar o organismo, combater infeções e induzir o parto. A erva aumenta os níveis de glicina entre as mulheres gestantes, ajudando a aliviar os espasmos musculares e provocando o relaxamento do útero.

No entanto, o chá também só deve ser consumido no período que antecede o parto, pois pode provocar mal estar se ingerido nas primeiras semanas da gravidez.

Ingredientes

  • 1 xícara de flores de camomila seca;
  • Meio litro de água.

Modo de preparo

Ferva a água e acrescente as flores de camomila. Desligue o fogo e deixe a abafado por 10 minutos. Antes de consumir, coe a bebida.

Remédios naturais para flatulência na gravidez

Chá de cravo-da-índia

Mais uma vez, essa bebida é contraindicada durante todo o período da gestação, mas é bastante eficaz para indução do parto. Isso acontece porque o cravo-da-índia estimula contrações uterinas bastante intensas. Essa erva possui princípios ativos responsáveis por combater bactérias presentes no organismo, estimula o sistema digestivo e alivia dores e inflamações.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de cravo-da-índia;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e acrescente os cravos. Deixe ferver por 10 minutos, desligue o fogo e deixe o recipiente abafado até que a bebida esfrie. Antes de consumir o chá, coe-o.

Chá de cominho

O cominho ajuda a tratar diversos problemas digestivos, alivia dores abdominais e cólicas, ajuda a limpar toda a região dos rins e bexiga, ajuda a menstruação a descer, reduz o inchaço e integra a lista do chás para induzir o parto.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de sementes de cominho;
  • 200 ml de água;
  • Açúcar ou mel a gosto.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e acrescente a colher de cominho. Desligue o fogo e abafe o recipiente por alguns minutos. Por ser uma bebida muito amarga, indica-se o uso de açúcar ou mel para adoçar a bebida.

Cuidados

As bebidas naturais que ajudam a induzir o parto costumam contrair o útero, por isso devem ser evitadas durante todo o período de gestação. “Todos os chás que antes eram proibidos, porque estimulavam o parto, agora estão liberados, porque é exatamente isso que você quer”, contou a doula Jéssica Scipioni em seu canal no YouTube.

Formas naturais de induzir o parto

Além dos chás, existem outras formas naturais de induzir o parto, como caminhar. “Sempre que você fizer coisas para manter a pélvis relaxada ajuda a preparar seu corpo para entrar em trabalho de parto”, revelou a doula. A profissional indica ainda manter o corpo quente. Procure tomar banhos quentes, fazer sexo e ingerir comida apimentada.

O que é a indução de parto

“É a utilização de métodos, naturais ou artificiais, para preparar o colo do útero ou para gerar o estímulo para as contrações que vão desencadear o trabalho de parto. É como se fosse um ‘empurrãozinho’”, explicou Jéssica.

Quando é necessário fazer a indução

Segundo Jéssica, existem algumas situações onde a indução é indicada. “São nos casos de gestação prolongada ou em casos que é preciso interromper a gestação, como por diabetes, pré-eclampsia grave, restrição de crescimento fetal, não necessariamente você precisa ir direto para uma cesariana, também é possível usar um método de indução”, revelou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) só existe risco depois da 42ª semana de gravidez. Mas a maioria dos médicos preferem prevenir o risco e costumam aconselhar a indução a partir das 41 semanas.

O artigo Saiba quais os chás para induzir o parto faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link