Saiba como usar corretamente a água termal

Além dos sais minerais, a água termal tem um ph diferente da água potável comum. Aprenda a usá-la e veja opção mais barata

Hidratar, proteger e amenizar irritações. Estes são alguns dos benefícios proporcionados pela água termal, um produto que está fazendo a cabeça dos brasileiros que se preocupam com a saúde da pele.

Mesmo sendo pouco conhecido, este dermocosmético é indicado para quem precisa repor os sais minerais, não só do rosto, mas também dos cabelos, como explica a dermatologista Vanessa Metz, em entrevista ao site DermaClub.

Além dos sais minerais, a água termal tem um ph diferente da água potável comum usada no dia-a-dia. Enquanto que a água oriunda da torneira tem um ph ácido, este produto tem o ph neutro e alcalino. Isso tudo sem contar na ausência de processos químicos desta água, uma vez que ela é extraída de fontes termais.

Quais os benefícios da água termal?

Foto: depositphotos

Para a dermatologista Flávia Addor, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), este produto promove reações positivas de forma rápida devido aos seus princípios. “Por ter propriedades terapêuticas e conter nutrientes e oligoelementos, seu efeito geralmente é imediato, mesmo após um peeling, queimadura ou outra ação irritante”, explica a especialista para o site oficial da SBD.

Já de acordo com a especialista em clínica médica pela SBD, Carolina Ferolla, este dermocosmético pode ser aplicado em qualquer pele e em qualquer época do ano. “A água termal hidrata as [peles] mais ressecadas e diminui a oleosidade das mais oleosas. O produto, inclusive, auxilia no tratamentos médicos desses dois problemas’, esclarece a dermatologista em entrevista ao portal da SBD.

Além destas propriedades e benefícios, a água termal age como antioxidante, protegendo a pele contra os radicais livres; calmante, atenuando queimaduras, irritações e coceiras da pele; refrescante, trazendo uma boa sensação para a epiderme, principalmente após a depilação ou pós-barba.

Formas de usar este dermocosmético

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a água termal pode ser usada, por exemplo, logo de manhã antes da aplicação da maquiagem ou outros cosméticos. A dica é borrifar no rosto e não enxugar, deixar que a pele absorva naturalmente o produto. Além da aplicação no período da manhã, é indicado colocar no período da noite também, antes de ir dormir, recomenda a SBD.

Por ser um produto natural pode ser aplicado em todos os tipos de pele, não havendo restrições. Segundo Carolina, a água pode ser usada, inclusive, nas assaduras de bebês. Outra forma de usar o dermocosmético é aplicando o mesmo nos cabelos, proporcionando mais proteções para os fios.

Alternativa: soro fisiológico como opção mais barata

A água termal, apesar de muito benéfica, pode sair cara para algumas pessoas. Neste caso, existe um produto mais barato e que pode contribuir positivamente para a pele e os cabelos, isto é, o soro fisiológico. Por ser um produto rico em sais minerais, o soro é uma boa opção para quem deseja repor estes nutrientes da pele. Para isso, basta deixar gelar e depois aplicar no rosto ou no cabelo da mesma maneira que a água termal.


Source link