Sabia que você vem lavando seu cabelo errado toda sua vida?

Você pode ter um vestido ou uma roupa impecável, os sapatos mais bonitos da loja e os complementos mais elegantes, mas se o cabelo não acompanha, tudo perde importância.

A qualidade de seu cabelo é fundamental em seu aspecto. É o quadro de nosso rosto e nos comunicamos com ele. Por isso, deveríamos aprender a cuidar dele: não como nos dizem, mas sim da maneira correta.

A primeira coisa que temos que fazer é aprendermos a lavar o cabelo.

Cuidar do cabelo começa com essa atividade tão cotidiana. Se não executamos da maneira adequada, não importará quantas vitaminas e máscaras apliquemos: estará atuando sobre um cabelo danificado.

Assim, os tratamentos com produtos capilares terão sido em vão ou, como muitos, servirá para reabilitar o que já foi danificado. Portanto, queremos dar as chaves para que verifique como você está realizando essa tarefa.

Chaves para saber se você está lavado seu cabelo incorretamente 

Sem xampu todos os dias

Há pessoas que não suportam passar um dia sem lavar o cabelo. Acreditam que vai ficar sujo e temem a aparição da gordura. Por isso, optam por usar xampu todos os dias.

Entretanto, se prolongarem esse procedimento por um longo período, ressecará o cabelo de forma irrecuperável.

Não passe muito tempo sem lavar os cabelos

Por já fazer parte da sabedoria popular que é inadequado utilizar shampoo todos os dias, algumas pessoas vão para o outro extremo. Assim, convertem a tarefa de lavar o cabelo em algo semanal.

O resultado é que o couro cabeludo fica muito sujo e, quando se lava, não se consegue limpá-lo por completo.

Quer conhecer mais? Leia: 12 recomendações para ter um cabelo forte e saudável

Esfregar com excessiva força

Todos lembramos como nossos familiares lavavam nosso cabelo com tanto ímpeto quando éramos pequenos e, inclusive, machucava. Às vezes, eles se descuidavam e enfiavam as unhas.

Em geral, quando somos maiores repetimos o mesmo procedimento. Se for o seu caso, significa que estava lavando seu cabelo incorretamente toda sua vida.

Notará que seu cabelo está debilitado e que, com o tempo, a queda é cada vez mais abundante. Não importa as máscaras que use: a perda de cabelo não para.

Não exagere no xampu

Xampu no cabelo

As substâncias químicas contidas nos produtos de higiene são prejudiciais para o couro cabeludo se você usa mais produto do que o necessário.

Não abuse da água quente

Ainda que as temperaturas altas não sejam tão ruins, em alguns casos, para a pele e a circulação, acontece o contrário com essa outra parte do corpo. A água quente resseca o couro cabeludo e prejudica o fortalecimento do cabelo.

Como lavar o cabelo corretamente

Escolha os produtos levando em consideração seu tipo de cabelo

Mulher passando creme no cabelo

É importante que você saiba como é o seu cabelo. Não é a mesma coisa ter um cabelo seco ou oleoso, assim você tem que usar soluções diferentes em cada caso.

Prepare seu cabelo

Hoje muitas pessoas acabam usando produtos como laquê, gel ou pomada. Se esse é o seu caso, recomendamos que antes de lavá-lo, use um pente para eliminar um pouco os resíduos.

Desta maneira, a lavagem será mais eficiente, já que a água e o xampu encontrarão menos barreiras para chegar aos fios.

Molhe com água morna

Pessoa lavando o cabelo

As temperaturas externas produzem secura nessa zona. Portanto, a água morna é a melhor alternativa. Não obstante, se você não consegue encontrar a temperatura ideal, o desejável é que intercale a água fria com a quente.

Meça a quantidade de xampu

É evidente que a quantidade varia dependendo do tamanho de seu cabelo:

  • Cabelo curto e médio: quantidade similar ao de uma avelã.
  • Cabelo longo: nunca mais do que o equivalente a uma moeda.

Esfregue com as pontas dos dedos

Depois de umedecer o xampu para criar espuma, esfregue-o suavemente com os as pontas dos dedos. Se notar que as unhas estão machucando, corrija a postura das mãos até que só seus dedos estejam em contato com os fios.

Faça uma massagem com movimentos circulares. Depois, enxágue e comece tudo de novo.

Visite esse artigo: Truques e hábitos para que seu cabelo cresça mais rápido naturalmente

Faça o último enxágue com água fria

Isso melhora a circulação. Esse passo é muito importante porque facilita com que os nutrientes que o cabelo necessita cheguem em melhor estado.

Deste modo, não fará falta usar tantos produtos complementares: seu organismo se encarregará de que o cabelo fique vitaminado e nutrido à perfeição.

Portanto, agora que você sabe se estava lavando a cabeleira incorretamente, pode resolver o problema.

Quer provar nossos conselhos? Prove e depois nos conte como foi.


Source link