Riscos da obesidade inclui redução da expectativa de vida

A obesidade é relacionada à estética, mas é preciso conscientizar a população de que o maior problema é para a saúde

O Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 11 de outubro, é um alerta sobre a gravidade do quadro, que é um fator de risco para o desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Embora a obesidade ainda seja constantemente relacionada à questão da estética, é preciso conscientizar a população de que o problema traz sérios riscos à saúde. Além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, o excesso de peso também tem impacto na expectativa de vida.

Relação entre obesidade e expectativa de vida

Pesquisas realizadas com quase 4 milhões de pessoas ao redor do mundo foram analisadas pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que publicou as principais descobertas no periódico “The Lancet”.

Foto: depositphotos

O estudo apontou que os riscos de doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias e câncer aumentaram proporcionalmente em todos os pacientes. A pesquisa concluiu que, quanto maior o IMC (Índice de Massa Corpórea), maiores as chances de desenvolver os problemas de saúde citados. Outro dado preocupante é o de que o risco de morte prematura – entre 35 e 69 anos – nos indivíduos com excesso de peso também aumentou.

Loading...

Source link

Loading...