Reduza o risco de cataratas consumindo estes 7 alimentos

As cataratas são um dos problemas visuais que podem se desenvolver devido às mudanças que os olhos experimentam como parte do processo de envelhecimento.

Esta é a opacidade parcial ou total do cristalino, uma estrutura com uma forma de lente biconvexa, localizada atrás da íris, cuja função principal é permitir a focagem de objetos localizados a diferentes distâncias.

Ao obscurecer a visão, esta condição dificulta o foco na retina e, com isso, cria imagens difusas que tornam difícil reconhecer cores, alterar contrastes e executar várias tarefas diárias.

O mais preocupante é que seu desenvolvimento ocorre gradualmente, especialmente durante a velhice e, embora possa ser tratado com cirurgia, isso implica uma redução na qualidade de vida.

Felizmente, a prática de hábitos saudáveis ​​minimiza o risco de sofrer com isso, especialmente quando adotada a idades mais jovens.

Entre estes, deve ser feita uma menção especial aos alimentos, pois é o que ajuda a obter os nutrientes que os olhos precisam para se proteger e regenerar.

Aqui queremos recomendar 7 alimentos que, de forma regular, possam servir para prevenir o risco de cataratas.

Adicione-os à sua dieta!

1. Citrinos ajudam a reduzir o risco de cataratas

O consumo habitual de qualquer variedade de citrinos pode contribuir para reduzir o risco de cataratas e problemas visuais ao atingir a idade adulta.

Isto é devido à sua contribuição significativa de vitamina C e betacarotenos, dois nutrientes antioxidantes que ajudam a proteger as células contra os efeitos do estresse oxidativo.

Aprimora o processo de regeneração de tecidos e, para compensá-lo, ajuda a reduzir as agressões causadas pelo sol e toxinas.

Certifique-se de consumir:

  • Tangerinas
  • Laranjas
  • Limões
  • Toranja
  • Lima

2. Espinafre

O espinafre é cheio de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a proteger a saúde visual contra doenças degenerativas, como as cataratas.

Ele contém ácido fólico, vitamina A e zinco, nutrientes que fortalecem a visão, reduzindo a deterioração causada pelos radicais livres.

Entre outras coisas, seu consumo habitual evita o estresse ocular e reduz a tendência de sofrer de degeneração macular.

  • Certifique-se de comer várias porções de espinafre por semana, de preferência cruas, em batidos ou saladas.

3. Azeite de oliva

Azeite de oliva ajudaa a reduzir o risco de cataratas

O azeite de oliva virgem extra virgem é um dos alimentos saudáveis ​​que não devem faltar no nosso plano de refeições.

Rico em antioxidantes e ácidos graxos essenciais, é um produto que protege os olhos enquanto evita a degeneração do cristalino e da retina.

É recomendado para evitar problemas associados à inflamação e, além disso, é adequado para controlar o colesterol.

  • Consuma uma colher de azeite em jejum e, durante o dia, incorpore-o nas suas saladas, sopas e outras receitas.

4. Gérmen de trigo

A adição de gérmen de trigo na dieta permite absorver mais quantidades de aminoácidos essenciais e vitamina E, nutrientes que diminuem a degeneração das membranas oculares.

Estes se sobrepõem à perda de proteínas no cristalino e, por sua vez, inibem os efeitos negativos das toxinas e do sol.

  • Consuma-o como um substituto para farinhas refinadas.
  • Adicione-o aos seus batidos e cereais.
  • Consiga-o em suplementos.

5. Peixe azul

Peixes ajudam a reduzir o risco de cataratas

Os ácidos graxos ômega 3 contidos em peixes azuis são nutrientes que ajudam a proteger os olhos contra doenças degenerativas e envelhecimento celular prematuro.

Esta substância melhora o fluxo sanguíneo, controla o colesterol e ajuda a reduzir a inflamação que interfere com a saúde visual.

Não pare de consumir variedades como:

  • Atum
  • Sardinha
  • Cavala
  • Salmão
  • Arenque
  • Truta
  • Anchovas

6. Ovos

Os ovos são uma fonte significativa de luteína e zeaxantina, duas substâncias conhecidas por sua capacidade de proteger os olhos contra a degeneração que ocorre com o envelhecimento das células.

Estes, adicionados aos seus aminoácidos essenciais, ajudam a manter a saúde visual em boas condições, especialmente quando expostos a fatores que geram estresse e dificuldades.

  • Consuma ovos com a gema, uma vez que é a parte que fornece a maior parte dos nutrientes necessários para os olhos.

7. Chá verde

Chá verde ajuda a reduzir o risco de cataratas

Os antioxidantes contidos no chá verde podem diminuir o risco de doenças oculares, especialmente associadas à deterioração causada pelos radicais livres. Por isso é excelente para reduzir o risco de cataratas.

Sua ingestão regular favorece às pessoas com risco de cataratas, uma vez que reduz a decomposição e danos do cristalino.

Deve-se mencionar que, além disso, é um alimento que equilibra os processos inflamatórios do organismo, que é fundamental para reduzir o risco de distúrbios, como a degeneração macular.

  • Prepare a infusão de chá verde e consuma duas vezes por dia, pelo menos 3 vezes por semana.

Como você pode ver, existem muitos alimentos saudáveis ​​que podem ajudar a fortalecer os olhos para reduzir o risco de cataratas e problemas visuais.

Inclua-os em seu plano de dieta regular e, claro, complemente sua ingestão com uma dieta saudável e água.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*