Quer comprar goiaba e não sabe como? Aqui te ensinamos a escolher esse fruto

Saber comprar goiaba, ou melhor, saber escolher goiaba vai ser decisivo para a qualidade das receitas e sucos que a levarão como “carro-chefe”

Se deliciar com uma goiaba não é uma tarefa difícil. A fruta que pode ser consumida in natura ou servir de ingrediente para diversas receitas, inclusive sobremesas, é uma das preferidas dos brasileiros.

Mas talvez algo dificulte um pouco a vida de quem deseja usufruir do sabor e benefícios trazidos pela goiaba: como saber escolher se ela está ou não boa para ser consumida. E para conseguir aproveitar as ricas dosagens de vitamina A e C, fibras, potássio, ferro, fósforo, cálcio, antioxidante e diversos outros nutrientes, é preciso saber escolher a fruta certa.

A goiaba ainda ajuda a proteger contra o câncer, regular a pressão arterial, aumentar a produção de sangue, retardar o envelhecimento celular, reduzir picos de açúcar no organismo e fazer bem para olhos e pele.

Foto: depositphotos

Como escolher goiaba

Veja os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de comprar goiaba para escolher direito a fruta.

Consistência

Primeiro sinta a goiaba e procure aquela mais macia. Quanto mais macia, mais madura ela estará. Por isso, a fruta que estiver mais macia deve ser consumida o mais rápido possível. Você deve pressionar a goiaba levemente. A fruta macia irá ceder um pouco ao seu toque. Caso ela afunde demais, descarte a compra ou consumo da fruta.

Cor

A cor é algo fundamental para reconhecer se a fruta está ou não apta para consumo. As maduras devem ter o verde em um tom brilhante ao verde-amarelado. Aquelas que possuem um tom mais rosado estão ideais para o consumo. Já as verdes devem ser postas na fruteira e esperar até o amadurecimento.

Textura

Olhe bem para a fruta e observe se existem sinais de manchas escuras nela. Caso ela tenha alguma área mais escurecida que o restante, isso pode ser sinal de que ela está podre ou com o gosto duvidável.

Cheiro

O olfato é outro sentido ideal na hora de escolher goiaba de qualidade. Quando a fruta está boa para o consumo é possível sentir seu cheiro doce e levemente almiscarado sem ser necessário levá-la até o nariz.


Source link