Loading...
beleza

Quais remédios caseiros posso fazer para tratar caspa no cabelo


A caspa acontece pela descamação do couro cabeludo devido a produção excessiva de óleos das glândulas sebáceas. Veja como tratar

Aquela coceira no couro cabeludo pode ser um nítido sinal de que você está com caspa. Esse problema causa diversos desconfortos, desde o aparecimento de coceiras até incômodos estéticos.

Dependendo do grau de incidência, tratar a caspa pode ser uma tarefa fácil, inclusive, há alguns ingredientes naturais que são vistos como verdadeiros remédios milagrosos.

Na intenção de amenizar a caspa ou até acabar com ela de vez, alguns cuidados adicionais podem ser integrados a sua rotina. Lavar bem o couro cabeludo é imprescindível. Para isso, use água fria ou morna. Evite a água quente demais. Esfregue o couro cabeludo com a ponta dos dedos e, na hora de secar o cabelo, faça isso com bastante atenção.

Mais sobre a caspa

Foto: depositphotos

A caspa acontece pela descamação do couro cabeludo. Isso é possível devido a produção excessiva de óleos das glândulas sebáceas. Quando uma pessoa está com caspa, dois sinais delatam de primeira: a coceira e a descamação aparente nos ombros e nuca. Além da cabeça, a caspa também pode aparecer nas sobrancelhas, partes próximas ao nariz, barba, peitos, costas, axilas e orelhas.

Esse mal pode ser desencadeado por três fatores principais: alergia a algum produto químico, ação de fungos ou alterações hormonais. Além do mais, o estresse, a alimentação inadequada e o mau funcionamento do intestino também podem acometer o aparecimento de caspas. Ao identificar a caspa, você deve procurar tratamento com seu dermatologista.

Remédios caseiros para acabar com a caspa

Depois de conhecer um pouco mais sobre a caspa e o que deve ser feito para evitá-la, chegou a hora de conhecer alguns ingredientes naturais que podem ser usados para acabar de vez com esse incômodo problema. Para isso você pode abusar das propriedades naturais de algumas frutas, legumes e vegetais. Veja o que pode ser usado:

Mel de abelha

Remédios caseiros para tratar caspa no cabelo - Mel

Foto: Pixabay

Estudos científicos já comprovaram que o mel de abelha possui um grande poder curativo sobre doenças relacionadas ao couro cabeludo. Você só vai precisar misturar mel e água morna. Para isso, use a proporção de 90% de mel para 10% de água morna. Misture e aplique diretamente no couro cabeludo. Cubra a cabeça com um pano e deixe atuar por, pelo menos, três horas. Depois, basta enxaguar com água morna. Repita o processo diariamente por um mês.

Beterraba

Remédios caseiros para tratar caspa no cabelo - Beterraba

Loading...
>

Foto: Pixabay

Com ajuda de uma panela e um pouco de água, coloque uma beterraba para cozinhar. Depois de passar uns cinco minutos, desligue o fogo e deixe a água esfriar por 10 minutos. Quando ainda estiver meio quente, use a água para enxaguar o couro cabeludo e o massageie. Tome cuidado para não utilizar as unhas, já que elas podem ferir o seu couro cabeludo. Repita o processo três vezes por semana.

Carqueja

Remédios caseiros para tratar caspa no cabelo - Carqueja

Foto: Pixabay

No caso dessa erva, você vai precisar preparar o chá. Para isso, use um litro de água filtrada e 20 gramas da carqueja seca. Coloque a água para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover toda a erva. Assim que esfriar, acondicione em uma garrafa. A dica é consumir até quatro xícaras da bebida por dia.

Maçã

Remédios caseiros para tratar caspa no cabelo - Maçã

Foto: Pixabay

O suco de maçã é um excelente remédio para evitar a caspa. Para isso você vai precisar de uma maçã. Corte-a em várias partes e as coloque em um recipiente com água. Ferva e espere até que morne ou esfrie. Enxágue o cabelo (tendo o cuidado para massageá-lo da maneira correta) e deixe o suco de maçã agir por vinte minutos. Por fim, lave o cabelo e retire todo o suco.

Vinagre de maçã

Remédios caseiros para tratar caspa no cabelo - Vinagre de Maçã

Foto: depositphotos

Para reduzir a produção de caspa, você pode investir na utilização de vinagre de maçã. Pegue um pouco de vinagre e aplique no couro cabeludo. Faça uma massagem com a ponta dos dedos. Feito isso, deixe o vinagre atuar por 20 minutos. Passado esse tempo, enxague a cabeça normalmente com água morna. Repita o processo por até três vezes na semana.



Source link

Loading...







Loading...