Preparo do chá: qual a temperatura ideal para fazer esta bebida?

O artigo Preparo do chá: qual a temperatura ideal para fazer esta bebida? faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

A forma de preparo dos chás influencia no resultado final deles, sendo possível obter líquidos mais fortes ou fracos. Todo o passo a passo é importante, seja ele com relação a quantidade de cada ingrediente na receita, o momento ideal para iniciar a infusão e até mesmo a temperatura apropriada.

Cada bebida, inclusive, possui suas particularidades a respeito do tempo em que a água passa no fogo, sendo necessário atingir certas temperaturas para que assim as ervas possam ser inseridas no preparo.

Por esta razão, quem deseja ter sucesso no preparo dos chás precisa ficar atento a temperatura da água. Sendo assim, o Remédio Caseiro traz algumas sugestões de temperatura para determinados chás benéficos à saúde. Contudo, a forma de preparo das bebidas pode ser definida de acordo com as preferências do consumidor. Não se trata de regras, mas de recomendações para um remédio natural mais eficaz.

Qual a temperatura ideal para preparar chás?

Preparo do chá: qual a temperatura ideal para fazer esta bebida?

Foto: depositphotos

Todas as bebidas ricas em propriedades medicinais a seguir são derivações de uma mesma planta chamada de Camellia Sinensis. Apesar de serem da mesma erva, cada uma dessas bebidas possuem benefícios específicos. Os efeitos positivos dessas infusões dependem de como são preparadas, portanto quem deseja fazê-las de forma correta, basta prestar atenção na temperatura ideal da água.

Chá Preto

Esta é a versão do chá usando Camellia Sinensis que precisa de uma água totalmente em ebulição, ou seja, com temperatura igual a 100 °C. Após verificar o processo de ebulição por completo, o fogo é desligado e a erva deve passar de três a cinco minutos em infusão.

Chá Branco

Ao contrário do chá preto, o chá branco deve atingir a menor das temperaturas dessas quatro versões. Para ter uma bebida benéfica, é ideal que a temperatura da água esteja entre 65 °C e 70 °C. Ao atingir esta temperatura, a infusão pode ser feita em até oito minutos.

Chá verde

Entre 75 °C e 80 °C. Está é a variação de temperatura ideal no caso do preparo do chá verde. Quando atingido estes graus, a infusão pode ser iniciada e deve durar em torno de dois ou quatro minutos.

Chá amarelo

O importante mesmo no caso do chá amarelo é deixar a temperatura entre 70°C a 75° C. Ao alcançar essa variação, basta adicionar as ervas, tampar o recipiente e aguardar a infusão ficar pronta em torno de dois minutos.

Descobrir a temperatura da água

Os chineses desenvolveram uma técnica que facilita a preparação dos chás que seguem as orientações da temperatura. Segundo eles, entre 68°C a 78° C  a água possui apenas a formação de bolhas bem pequenas; ao atingir 79° C, as bolhas crescem de tamanho; já entre os 80°C e 82° C, as bolhas começam a subir até a superfície; quando atinge de 90°C a 96° C, as bolhas encontram-se em tamanhos bem maiores; por fim, os 100 °C que são conhecidos pelos efeitos da ebulição completa.

O artigo Preparo do chá: qual a temperatura ideal para fazer esta bebida?

faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link