Prato colorido: o que a cor dos alimentos diz sobre as suas propriedades

Quem nunca ouviu de alguém que um prato saudável é um prato colorido? Essa afirmação está mais do que certa, afinal de contas, incluir todos os tipos de alimentos em nossa dieta é a melhor forma de ter todos os tipos de vitaminas, sais minerais, fibras, proteínas, gorduras e carboidratos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Uma coisa que poucos sabem é que as cores dos alimentos podem ser muito influenciadas por seus nutrientes, coisa que fica clara em alimentos como a cebola roxa e a amarela, sendo que esta primeira tem colocação arroxeada por conter um flavonoide chamado antocianina.

Que tal aprender quais benefícios que um determinado alimento pode oferecer de acordo com a sua cor? Confira a seguir o significado das mesmas.

A cor do alimento influencia no tipo de nutriente oferecido?

Mix de cores! É assim que devem ser suas refeições diárias (Foto: depositphotos)

Alimento na cor verde

A coloração esverdeada presente principalmente em alimentos de origem vegetal se dá pela presença da clorofila que muito além da coloração é um composto que ajuda as plantas a fazerem a fotossíntese. Essa substância encontrada em abundância no alface, azeitona, brócolis, couve, espinafre, ervilha, grama de trigo e repolho; possui inúmeros benefícios para a saúde, sendo as principais a desintoxicação do organismo, o fortalecimento do sistema imunológico e a regularização dos níveis de glicose, colesterol e gordura.

Alguns desses vegetais também possuem luteína, um carotenoide de coloração amarelo-limão que tem ação antioxidante e vem sendo usado na medicina principalmente para tratar enfermidades ligadas à degeneração ocular. São alguns dos alimentos em que essa substância é presente: espinafreabobrinhacouve-florervilhabrócolis.

Alimento de cor branca

A alicina é um principio ativo encontrado no alho, alho-poró, cebola e demais vegetais pertencentes ao gênero botânico Allium. Essa substância pode ser uma grande aliada para a saúde do nosso organismo, visto que estudos afirmam que a mesma é capaz de combater inflamações, normalizar a pressão sanguínea, equilibrar os níveis de colesterol, combater o envelhecimento precoce e reduzir o risco de câncer. A alicina é a responsável pelo cheiro forte dos alimentos desse gênero.

Loading...

Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*