Planta é capaz de servir como filtro natural para água. Descubra

A semente da moringa é capaz de purificar até 99% da água dos recipientes. Somente três sementes purificam um litro de água

A Moringa Oleifera tem sua origem na Índia e se adaptou muito bem ao cerrado brasileiro por conta da semelhança do clima das duas regiões. A árvore é considerada por especialistas como milagrosa por conta das inúmeras vitaminas e sais minerais que fazem parte da composição.

De acordo com a ginecologista e fitoterapeuta Lívia Martins, em entrevista para à Rádio EBC, uma das propriedades que faz a planta ser mundialmente famosa é o seu potencial de filtrar água.

Na verdade, todo o processo é feito pelas sementes, que adicionadas à água têm o poder de atrair a sujeira que se acumula nos recipientes, como por exemplo: bactérias e resíduos.

Foto: depositphotos

Segundo especialistas, a semente da moringa é capaz de purificar até 99% da água dos recipientes. Para se ter uma ideia da capacidade revitalizadora da planta, somente três sementes purificam um litro de água. O processo dura aproximadamente uma hora e meia.

Essa propriedade faz com que a moringa surja como uma alternativa para o tratamento biodegradável dos reservatórios de água, que atualmente usam produtos químicos para fazer isso.

Outros benefícios da Moringa

Segundo artigo publicado pelo blog ‘Chá Benefícios’, se consumida em forma de chá, a Moringa pode:

– Melhorar a pressão arterial;
– Reduzir a glicose no sangue;
– Combater o colesterol;
– Ajudar no tratamento de úlceras e tumores;
– Desacelera o envelhecimento da pele;
– Facilita a digestão;
– Desintoxica o organismo.

Outras formas de uso

Outra forma de usar a planta é utilizando-a em pó. Para isso, a médica Lívia Martins ensina a receita: pegue as folhas da moringa e coloque-as para secar na sombra com a luz solar indireta. Mantenha-as longe de toda a umidade, inclusive durante à noite.

As folhas devem ficar expostas para secar durante três dias. Você saberá que elas estão secas quando as mesmas estiverem esfarelando quando você pega uma nas mãos. Em seguida, coloque as folhas no liquidificador que vai triturá-las.

Por fim, você reserva o pó dentro de um pote de vidro que contenha tampa e pode guardar a substância em local longe da luz da umidade.

A melhor forma de consumir o pó de moringa é misturá-lo aos alimentos das principais refeições como feijão, arroz ou caldo de carne. A quantidade deve ser uma colher de chá por dia. O pó não altera o sabor das comidas e pode ser incluído na alimentação infantil, por conta da quantidade exacerbada de vitaminas e sais minerais contidos na moringa.


Source link