Perder peso sem sofrimento: 5 conselhos infalíveis

As pessoas que lutam contra o sobrepeso e a obesidade costumam enfrentar muitas dificuldades quando decidem adotar um plano para emagrecer, mas é possível perder peso sem sofrimento!

O fato de ter que mudar seus hábitos de vida, principalmente quanto à alimentação, gera uma leve sensação de sofrimento que nem todos conseguem superar.

O problema é que muitos associam este processo a dietas restritivas e planos de exercícios intensos, ignorando que devem agir de forma gradual.

Apesar de a alimentação e o exercício serem os pilares mais importantes, não se deve cair no erro de ceder a métodos “milagrosos” que prometem resultados em tempo recorde.

Em primeiro lugar, deve-se entender que a perda de peso não é conseguida da noite para o dia, e para mantê-la, os hábitos devem ser adotados de forma permanente.

Tendo isso em conta, hoje queremos compartilhar 5 conselhos infalíveis que irão ajudá-lo a perder peso sem sofrimento. Descubra-os!

Como perder peso sem sofrimento

1. Consumir uma dieta variada

Se o objetivo é perder peso de forma saudável e estável, é primordial ter bem claro que não se deve excluir nenhum grupo nutricional do plano de alimentação.

Ainda que durante muito tempo tenha se pensado que era correto evitar as fontes de carboidratos e gordura, hoje sabemos que, em certa medida, elas também são necessárias.

Por esta razão, além de aumentar o consumo de frutas e vegetais frescos, assegure-se de consumir:

  • Cereais integrais
  • Sementes e oleaginosas
  • Carnes magras
  • Peixes e frutos do mar
  • Leguminosas

2. Tomar um café da manhã saudável

Muitas pessoas com sobrepeso caem no erro de não tomar o café da manhã porque pensam que é um modo eficaz de economizar calorias.

O fato é que este é um dos principais erros quanto aos hábitos de alimentação e, longe de ajudar, pode atrapalhar muito.

  • O café da manhã é a refeição mais importante do dia, não só porque nos enche de energia, mas também porque oferece ao organismo uma grande quantidade de nutrientes que participam na atividade do metabolismo.
  • Ao pular esta refeição, ou substituí-la por opções pouco saudáveis, aumenta-se a sensação de ansiedade e, provavelmente, no fim do dia consome-se mais calorias do que deveria.
  • O jejum prolongado deixa o metabolismo lento e aumenta o armazenamento da gordura.

3. Dividir as refeições em 5 porções

Fracionar as refeições para perder peso sem sofrimento

Perder peso não é sinônimo de passar fome. De fato, para não falhar na tentativa e manter o metabolismo ativo, o mais aconselhável é dividir as refeições em cinco porções por dia.

  • Ao invés de consumir três refeições principais com pratos cheios, o melhor é comer de forma leve, até cinco vezes, em diferentes horários.
  • Todas as escolhas alimentares devem ser saudáveis, moderadas em gorduras e calorias.

4. Aumentar o consumo de água

O consumo diário de água é um dos hábitos que toda pessoa com sobrepeso deve adotar se quiser reduzir medidas de forma eficaz.

  • Este líquido vital participa no processo de desintoxicação do corpo, facilitando a eliminação dos resíduos que tornam o metabolismo lento.
  • É uma das melhores maneiras de prolongar a sensação de saciedade, especialmente quando consumida antes das refeições principais.
  • Mantenha o organismo hidratado e com energia, otimizando seu rendimento físico e mental.

5. Fazer exercícios regularmente

Fazer exercícios para perder peso sem sofrimento

Para as pessoas sedentárias costuma ser difícil adotar e manter uma rotina de exercícios como parte de seu plano para combater o excesso de peso.

Inevitavelmente o começo pode ser complicado, visto que o corpo precisa se adaptar às mudanças que a atividade implica.

Porém, para que não seja um martírio ou algo similar, é primordial desenvolver um plano de treinamento que possa ser executado de forma gradual.

  • Este deve incluir exercícios cardiovasculares e de força, sempre dentro das possibilidades de cada um.
  • Para começar, deve-se trabalhar sem peso ou com uma quantidade mínima e, conforme aumentar a resistência, aumentar também o peso.
  • A atividade cardiovascular deve ser realizada pelo menos durante 15 minutos, já que é fundamental para queimar gorduras.
  • Em geral, a rotina deve ser realizada de 3 a 5 vezes por semana, permitindo que o corpo se recupere nos outros dias.

Você está tentando emagrecer? Se tem medo de fracassar na tentativa pelos esforços que ela envolve, tenha em consideração todos estes conselhos e comprove que é possível perder peso sem sofrimento.

Lembre-se de que, além de colocar estes hábitos em prática, é preciso ter muita força de vontade para renunciar ao estilo de vida sedentário.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*