Pensamentos ruminantes geradores de ansiedade

Os pensamentos ruminantes são geradores de ansiedade.

Os pensamentos ruminantes são aqueles responsáveis por nos levar até a extrema preocupação, que culmina em ansiedade. Mas, por que isso ocorre?

Algumas pessoas, geralmente, dão costumam analisar demais que lhes acontece. Pensam no que falaram, no que aconteceu, no quão bom foi ou não…

Leia: O arrependimento não é apenas chorar: quem se arrepende muda

Não obstante, estes pensamentos ruminantes não apenas se concentram no passado, como também no futuro. Um futuro desconhecido onde as suposições, as dúvidas e as crenças negativas se fazem presentes.

Pensamentos ruminantes e más interpretações

Os pensamentos ruminantes nos fazem chegar a conclusões bastante erradas.

 Pois, aquilo com o qual estamos preocupados está gravemente influenciado por medos, carências, necessidades e uma série de pobrezas que residem em nós mesmos.

Se precisamos de outros para sermos felizes, para nos sentirmos capazes e necessários, então esses pensamentos ruminantes ecoarão em nossas cabeças.

Sempre nos concentramos nos outros, no que pensarão, se gostam de nós. Porém, onde a gente fica? Onde reside nossa própria opinião?

A baixa autoestima vem de uma insegurança que nos afeta em todos os níveis de nossa vida. Esta provoca conflitos, sentimentos de culpabilidade e ideias equivocadas que nos fazem duvidar de tudo e de todos.

Descubra: Quando você chora a perda de uma pessoa, você está triste por ela ou por você?

Esta situação provoca algo que não queremos: a rejeição dos outros. É que nos focamos tanto no resto das pessoas que, qualquer coisa mínima que acontece, sentimos como uma decepção, uma mentira, uma deslealdade.

Não obstante, somos nós que nos decepcionamos conosco mesmos.

Os pensamentos ruminantes podem lhe matar

Os pensamentos ruminantes são como o cão que morde o próprio rabo. Parece que não há um fim, que não há uma saída possível.

De fato, as pessoas que padecem deste tipo de pensamentos carecem de uma habilidade essencial: a bravura de tomar decisões.

O fato de não dizer o que pensam ou de não fazer o que querem porque sabem que isso terá diversas consequências, faz com que se refugiem nesses pensamentos que as consomem por dentro.

Pouco a pouco a ansiedade vai ecoando, vai aparecendo em cada situação e levará mais esforço controlá-la.

Se não parar a tempo, se você mesmo não compreender que há um problema a resolver, a bola irá gradualmente se tornar maior e pode até levar a uma profunda depressão.

Leia também: 6 efeitos dos maus tratos psicológicos em nossa mente e emoções que você deve conhecer

As pessoas que sofrem de pensamentos ruminantes se autossabotam de forma constante, machucam sua autoestima, não acreditam ser suficientemente boas…

Loading...

Source link

Loading...