para que serve? que parte da planta é consumida?

Seu nome científico é Taraxacum officinale Weber. Um nome bastante sofisticado para uma planta selvagem! Ela está distribuída principalmente no hemisfério norte, especialmente na Europa e na América.

Durante várias décadas, foi cultivada como um vegetal e comida em saladas. Seu sabor é um pouco amargo (mais do que a rúcula ou a chicória).

Quer saber mais? Leia: Dente de leão, o grande purificador do nosso corpo

A chicória amarga ou dente de leão é notável por suas folhas dentadas, duras e ásperas, mas especialmente pela sua flor de cor amarela e forma circular.

O fruto é provido de um penacho plumoso que, muitas vezes costuma-se soprar, fazendo pedidos. Na natureza o vento é responsável pela dispersão das sementes, por isso é tão comum em grandes áreas.

Loading...

O dente de leão tem os seguintes nutrientes:

  • Carboidratos
  • Vitamina B
  • Vitamina C
  • O betacaroteno
  • Potássio
  • Flavonoides
  • O ácido oleico
  • O ácido linoleico
  • Taninos

Que partes do dente de leão são consumidas?Infusão de dente de leão

A primavera é a melhor época para recolher os rebentos tenros das folhas, se quisermos comê-las frescas em uma gostosa salada. Elas também podem ser armazenadas em um saco de pano para secar.

As raízes são colhidas no final do verão ou no inverno e mantidas em um recipiente de vidro com uma tampa hermética.

As partes da chicória utilizadas são:

Folhas

São como um tipo de espinafre e são comidas cruas em saladas ou bem cozidas para rechear tortas, por exemplo. Elas têm um sabor bastante amargo depois de um certo tempo na planta, por isso, é aconselhável comer os brotos ainda tenros ou pequenos.

Algumas pessoas bebem um chá feito a partir das folhas secas, para fins medicinais.

Flores

Antes que se abram podem ser conservadas em sal e vinagre como com as alcaparras. Podem ser fritas ou adicionadas frescas em saladas.

Raiz

Quando a planta tem 2 anos ou mais (adulta) você pode cortar um pouco de sua raiz, torrar e usar como um substituto para a cafeína para fazer chás.

Para que serve o dente de  leão? Propriedades medicinaisDente de leão

Você já sabe de que planta estamos falando, agora é hora de conhecer os seus benefícios para a saúde… e de começar a consumi-la!

Remédio para a diabetes

Na Europa é muito comum usar o dente de leão para diabéticos. Sua raiz tem açúcares fáceis de digerir.

Loading...

Source link

Loading...