Os 7 melhores alimentos para aumentar as plaquetas do sangue

Quer saber quais são os melhores alimentos para aumentar as plaquetas? Então não perca tudo que compartilhamos neste artigo!

As plaquetas são pequenos fragmentos de células que circulam no sangue cuja função é formar coágulos para curar feridas e prevenir sangramentos.

São produzidas na medula óssea e estão disponíveis para reparar vasos sanguíneos danificados, evitando a perda excessiva de sangue em caso de lesões.

Estas, por sua vez, contam em seu interior com pequenos sacos chamados grânulos, os quais liberam substâncias químicas que atraem outras plaquetas no lugar da lesão para formar o que se conhece como tampão plaquetário.

Em geral, desempenham um papel principal no controle de hemorragias e, portanto, sua presença no sangue é vital para todos.

O problema é que, algumas vezes, ocorrem transtornos da função plaquetária, seja porque sua produção se reduz ou aumenta, ou porque elas não agem da forma como deveriam.

Como consequência, são produzidos transtornos sanguíneos crônicos e, é claro, eleva-se o risco de perdas de sangue significativas.

Estes devem ser analisados e tratados por um profissional médico, já que podem causar graves complicações na saúde.

Além disso, é conveniente incluir na dieta alguns alimentos que, por suas propriedades, são favoráveis para regular seus níveis no sangue.

Descubra-os!

Alimentos para aumentar as plaquetas

1. Abóbora

Loading...

A abóbora, incluindo suas sementes, tem aminoácidos e vitaminas essenciais para a formação de plaquetas.

Seus consumo regular melhora a absorção de proteínas e vitaminas A, nutrientes que participam na produção destas pequenas células.

Adicionalmente, visto que contém poderosos antioxidantesé ideal para inibir os efeitos negativos das toxinas e dos radicais livres.

2. Frutos cítricos

Os frutos cítricos, ingeridos em quantidades moderadas, são um bom complemento para a saúde sanguínea.

Isso se deve aos seus altos teores de vitamina C, um nutriente essencial que aumenta a contagem de plaquetas no sangue.

Sua absorção fortalece a saúde imunológica e, ao aumentar a produção de anticorpos, reduz o risco de danos nestas células.

3. Groselha espinhosa da Índia

A groselha da India é um dos alimentos para aumentar as plaquetas

Ainda que seja um fruto exótico e não tão popular, a groselha espinhosa da Índia faz parte do grupo de alimentos que promovem a saúde sanguínea e imunológica.

Loading...

Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*