Os 5 primeiros sintomas de câncer de língua

O câncer de língua, conhecido tecnicamente como câncer oral e orofaríngeo, é um dos tipos de câncer menos frequentes.

Na maioria dos casos, as pessoas que apresentam câncer de língua são ou foram fumantes durante toda a sua vida, ou consumidoras de álcool ou alcoólatras.

As estatísticas indicam que ocorre mais em homens do que em mulheres e que nos últimos anos aumentou o número de pacientes com diagnóstico de câncer oral e orofaríngeo.

Como toda doença, em sua etapa inicial apresenta certos sintomas que são indicadores de que algo está acontecendo. Se você suspeita de estar desenvolvendo câncer de língua, trazemos hoje os 5 primeiros sintomas dessa doença.

É importante destacar que estes sintomas são os mais gerais, mas não são indicadores 100% de que você está sofrendo de câncer.

Lembre-se de que se você apresentar algum mal-estar, deve procurar um médico para realizar os exames correspondentes e dar um diagnóstico adequado.

Sintomas de câncer de língua

Assim como as pessoas com antecedentes familiares de diabetes podem apresentar diabetes em algum momento de suas vidas, há fatores, seja em nosso estilo de vida ou na alimentação, que podem nos tornar mais propensos a sofrer de câncer de língua.

Alguns deles são:

Consumo de álcool e cigarro

Este conjunto não só nos torna propensos ao câncer de língua, mas também a muitas outras patologias como câncer de pulmão, cirrose ou câncer de estômago.

Os fumantes ativos são mais propensos a desenvolver células cancerígenas a nível oral, assim como os que consomem álcool de forma habitual.

Alimentação

Ter uma alimentação deficiente de frutas, vegetais e verduras, enfraquece nosso sistema imunológico fazendo com que apresentemos problemas de saúde de forma mais frequente.

Vírus do papiloma humano (HPV)

As pessoas afetadas pelo HPV são mais propensas a apresentar câncer na língua devido ao fato de que este vírus está diretamente ligado ao desenvolvimento e surgimento da doença.

Sintomas do câncer de língua

1. Machucados na língua

O surgimento de machucados, úlceras ou aftas realmente dolorosas e difíceis de eliminar com tratamento é um dos primeiros sintomas do câncer oral ou de língua.

Normalmente os machucados são dolorosos e muito incômodos, mas você os reconhecerá porque são muito mais sensíveis e aparecem de forma muito frequente.

É importante não confundi-los com machucados normais ou, herpes bucal, portanto preste atenção ao nível de dor e à sua duração.

2. Dor

Dor de garganta pode ser um sintoma de câncer de língua

A dor causada pelo câncer de língua não só se centraliza nessa região, mas também pode se irradiar para a boca em geral e a garganta.

  • Pode se apresentar em tarefas simples e cotidianas como beber líquidos e mastigar alimentos.
  • Dependendo da dor, tanto ao engolir quanto ao mastigar, pode ser um indicador desta patologia, ainda que também se deva a infecções de garganta, amidalite ou alergia.

Portanto, mantenha-se muito atento quanto à intensidade da dor e sua duração.

Caso dure mais de uma semana e apresente outros sintomas, como manchas na língua, a melhor opção é acudir a um check up médico para obter um diagnóstico.

 3. Manchas na língua

Estas manchas são outro grande indicador de câncer de língua.

Normalmente são de cor branca (leucoplaquia) ou de cor vermelha (eritroplaquia) e duram mais de duas semanas. Se este for o seu caso, é importante que vá ao médico para averiguar do que se trata.

Se o especialista considerar necessário vai indicar uma biópsia para analisar o conteúdo das manchas.

4. Mau cheiro

Dentista revisando para encontrar sintomas de câncer de língua

É muito comum apresentar mau cheiro na boca depois dos sintomas anteriores. Pode ser eliminado com escovação, mas cedo ou tarde voltará e pode ser acompanhado de um sabor de sangue.

5. Sangue na língua

Muitas pessoas apresentam sangramento na área da língua e o confundem com o sangramento das gengivas ou dos machucados. É muito importante determinar de onde vem o sangue.

  • Limpe a língua depois de comer com a ajuda de um algodão para se certificar de onde vem o sangue.
  • Da mesma maneira, procure um médico se sente constantemente o sabor de sangue na boca.

Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*