O que acontece com seu corpo ao tomar chá verde todos os dias?

Quer saber quais são as consequências de tomar chá verde todos os dias? Esta bebida tem feito parte da medicina tradicional chinesa há centenas de anos.

Seu consumo se estendeu pouco a pouco por todo o território asiático e atualmente é cultivado em muitos outros lugares do mundo.

Diferentemente de outros tipos de chá, ele não passa por um processo de fermentação e conserva a totalidade de seus antioxidantes e polifenóis.

São estas substâncias que conferem seus benefícios para a saúde, os quais vão desde o controle de peso até a prevenção do câncer.

Existem muitas outras razões para tomar chá verde todos os dias em quantidades moderadasA seguir, compartilharemos as de mais destaque e suas contraindicações. Confira!

Tomar chá verde todos os dias nos oferece estes benefícios

Ajuda a perder peso

A alta concentração de polifenóis no chá verde está relacionada com sua capacidade de acelerar o metabolismo e diminuir o peso.

Estas substâncias antioxidantes intensificam o gasto energético e evitam que o organismo armazene as calorias em forma de gordura.

Previne a diabetes

Os antioxidantes desta bebida natural participam no controle da glicose no sangue e previnem tanto a diabetes tipo 1 quanto a do tipo 2.

Seu consumo diário, depois de comer, previne o aumento da insulina e o armazenamento dos açúcares como gordura.

Protege a saúde cardiovascular

Cuidar da saúde cardiovascular

Uma pequena xícara de chá verde por dia pode prevenir vários tipos de doenças cardiovasculares, como é o caso da acumulação de colesterol e dos transtornos circulatórios.

Suas substâncias antioxidantes impedem a formação de coágulos de sangue, limpam as artérias e controlam o excesso de lipídios no sangue.

Vários especialistas asseguram que suas substâncias ativas diminuem o risco de ataque cardíaco, AVC e trombose.

Previne os problemas oculares

Além de seus polifenóis, o chá verde contém substâncias como as vitaminas C e E, luteína e zeaxantina que são absorvidas por diferentes tecidos do olho, incluindo a retina, de modo que evitam o desenvolvimento de glaucoma e outras doenças oculares.

Estas substâncias de poder antioxidante diminuem o estresse oxidativo celular, que é a principal causa da degeneração da visão.

Combate as verrugas

O consumo diário de chá verde é benéfico contra a propagação do vírus do papiloma humano (HPV), responsável pelas verrugas. A epigalocatequina, um de seus principais componentes, inibe o ciclo celular que faz com que o HPV se prolifere.

Previne o Alzheimer e o Parkinson

Casal de senhores idosos

Graças à sua capacidade de frear a ação daninha dos radicais livres, esta bebida natural deu resultados positivos na prevenção do dano cerebral e do desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e o Parkinson.

Seus antioxidantes criam uma barreira protetora contra os efeitos daninhos da degeneração celular e estimulam a atividade dos neurônios.

Previne os cálculos renais

Tomar chá verde todos os dias é uma forma segura de evitar as calcificações ou formação de cálculos renais.

Seus extratos diminuem a produção e o tamanho das sedimentações de oxalato de cálcio, as quais se assentam nos rins e formam as pedras.

Evita as cáries

Mulher com problemas de saúde bucal

As catequinas, um tipo de antioxidante químico que esta variedade de chá contém, diminuem os vírus e bactérias que causam infecções de garganta, cáries e outros tipos de problemas bucais.

Contraindicações do chá verde

Apesar de seus benefícios para o corpo serem inegáveis, é importante mencionar as contraindicações do chá verde para certos casos especiais.

Seu consumo não deve passar de duas xícaras por dia, já que os excessos têm consequências negativas, tais como:

  • Dor de cabeça.
  • Irritabilidade.
  • Diarreia.
  • Transtornos do sono.
  • Nervosismo.
  • Aumento do ritmo cardíaco.
  • Enjoos.

Por outro lado, não se deve ingeri-lo caso esteja consumindo algum medicamento ou bebendo. Isso porque seu teor de cafeína, ao se combinar com outras substâncias, pode causar reações indesejadas.

Não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, porque pode causar efeitos adversos que afetam o bebê.

Os pacientes com pressão arterial alta, anemia e problemas digestivos devem evitar seu consumo ou fazê-lo sob supervisão médica.

O consumo responsável deste chá é o que determina se é benéfico ou não para a saúde. Muitos caem no erro de tomá-lo em excesso em seu afã por perder peso, sem saber que na realidade estão causando um dano ao seu próprio corpo.

Procure não passar de duas xícaras por dia e descubra que ele pode fazer muito pelo seu bem-estar.

Esta publicação O que acontece com seu corpo ao tomar chá verde todos os dias? aparece primero em Melhor Com Saúde.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*