O amor jamais é sinônimo de sacrifício

Quando você começou a considerar o amor um sacrifício? Uma luta constante de suor e lágrimas onde um relacionamento segue adiante à base de esforço?

Esta crença é o que faz com que muitas pessoas aguentem coisas em seus relacionamentos que, vistas de fora, parecem inconcebíveis.

Discussões diárias que esgotam e minam, manifestações de posse onde as pessoas passam a ser objetos ao invés de seres humanos.

Tudo isso nos leva ao tão conhecido “sofrer por amor”, pois atualmente ainda há pessoas que consideram que o amor é sinônimo de esforço, de sacrifício e de dor.

Leia: A diferença entre amar e estar obcecado

Quando o amor implica sacrifício

Loading...

Quando consideramos que o amor é um sacrifício, caímos nas terríveis garras da dependência, pois fazemos todo o possível para manter muros que ameaçam cair a todo momento.

Nosso parceiro começa a ser tudo para nós, a significar tudo. Porém, se temos que nos esforçar para manter um amor, talvez seja melhor deixá-lo ir.

É que, entre estes sacrifícios, às vezes permitimos que existam maus-tratos no relacionamento, que existam as faltas de respeito, inclusive infidelidades ou indiferença por parte da outra pessoa.

Nos humilhamos, permitimos que nossa autoestima seja pisoteada, e tudo porque aprendemos a depender do amor, a sofrer por ele.

Porque colocamos amor e luta no mesmo nível, e isso implica sofrer. Mas o sofrimento nunca nos faz felizes. Assim, estamos em um círculo vicioso do qual não vemos uma possível saída.

Nos sacrificarmos por um relacionamento, dar 100% quando talvez a outra pessoa não está dando nem 15%, será como cavar nossa própria tumba.

No fim não sobrará nada de nós. Teremos dado tudo, até que o que não tínhamos, por uma falsa crença sobre o que significa o amor em uma relação.

Se dói, não é amor

Sofrer por amor

Silvia Congost é uma psicóloga que ajuda em casos de dependência emocional e tem um livro intitulado: “Se dói, não é amor”.

Nele, ela expõe diversos casos onde o sofrimento, o desespero e o dar tudo pelo outro acabam anulando as pessoas e fazendo com que suas vidas se transformem em um calvário.

Quando o amor começa a ser um verdadeiro sacrifício, é importante que repensemos a relação em que estamos.

Loading...

Source link

Loading...