Nutróloga lista os incríveis efeitos benéficos do chá mate

As ações do mate no organismo ocorrem quando a bebida é consumida regularmente, o que permite uma concentração de substâncias bioativas na circulação

Os chás podem fazer parte de uma dieta super saudável. Além de combaterem inúmeros maléficos do nosso organismo, eles são muito nutritivos e aliados de uma vida cada dia mais saudável. A nutróloga Tamara Mazarack defende o seu consumo e explica os benefícios do chá mate.

“O chá-mate traz muitos benefícios à saúde. Ele contém vitaminas e minerais, como C, B1, B2, caroteno, potássio, magnésio e manganês. Seu consumo frequente promove a saúde cardiovascular, tem ação antioxidante, ajuda no emagrecimento, tem ação diurética, melhora a digestão, o foco mental e a capacidade para o trabalho e o exercício físico”, afirma Tamara Mazarack.

A médica, especialista em nutrologia, explica que esses efeitos acontecem quando a bebida é consumida todos os dias. “As ações do mate no organismo ocorrem quando a bebida é consumida regularmente, o que permite uma concentração constante das substâncias bioativas (flavonoides como o ácido clorogênico, quercetina e óleos essenciais) na circulação sanguínea”, fala a nutróloga.

Foto: depositphotos

Apesar dos benefícios de incluir o chá mate na sua dieta de rotina. A especialista lembra que todo exagero prejudica a saúde. “Usado de forma adequada (sem exageros), o mate ajuda a aumentar a termogênese e a manter o peso corporal desejado, se for aliado a uma dieta balanceada e a um programa de exercício físico regular”.

Segundo a Tamara Mazarack, o chá mate é um aliado poderoso para pessoas que estão querendo emagrecer. “Seu efeito termogênico (emagrecedor) é devido à cafeína, com ação estimulante do sistema nervoso central, não devendo ser consumido à noite, nem em altas quantidades, pois pode interferir no sono causando insônia, nervosismo e até taquicardia em pessoas mais sensíveis. A quantidade que pode ser consumida de maneira benéfica varia para cada indivíduo, e de modo geral, fica numa média de dois copos por dia. Prefira sempre o mate caseiro, fresquinho e mais saudável. Evite a bebida pronta, que vem com muito açúcar ou adoçante”.

Aprenda a fazer uma receita deliciosa: o chá mate gelado.

Chá mate gelado

Ingredientes

-1 litro de água;
-2 limões;
-2 colheres (de sopa) de chá mate;
-10 colheres (de sopa) de açúcar mascavo.

Modo de fazer

Inicialmente, coloque o chá mate para ferver com um litro de água por aproximadamente 10 minutos. Quando o chá estiver preparado, desligue o fogo, coe e deixe esfriar. Em um liquidificador, coloque o suco dos dois limões acompanhado das colheres de açúcar mascavo. Bata e adicione o chá frio e sirva com cubos de gelo.


Source link