Não sabe como escolher abacaxi na hora da compra? Então aprenda já

Para saber se o abacaxi está bom, é necessário observar as características externas, como cor, consistência da fruta e até mesmo o cheiro que ela apresenta

Famosa fruta nos churrascos, o abacaxi pode ser usado in natura ou no preparo de alguns pratos como doces, tortas, saladas de frutas etc. Por ser um produto natural, deve ser consumido no dia-a-dia, garantindo mais saúde para os consumidores. Estas características só são possíveis pois a fruta é rica em vitaminas, a exemplo da C e B6. Também possui potássio em sua composição.

Contudo, apesar de todas as propriedades benéficas presentes nesta fruta, ela só deve ser consumida após uma compra consciente. Sendo assim, ao procurar por abacaxi em supermercados, quitandas ou até mesmo na feira livre, passe um tempo observando alguns aspectos da fruta para saber se ela está pronta ou não para ir à mesa.

Como escolher um bom abacaxi?

Para saber se o abacaxi está bom para o consumo, é necessário observar as características externas da fruta, como a cor, a consistência da fruta e até mesmo o cheiro que ela apresenta. Cada um destes aspectos são essenciais na hora de comprar esta fruta, pois vão refletir no sabor que este alimento vai proporcionar.

Foto: depositphotos

Cor

Portanto, o primeiro passo é observar a coloração das cascas do abacaxi. É necessário que elas estejam com uma tonalidade amarelada ou dourada, pois estas são as cores que indicam que a fruta está madura. Outro ponto importante é prestar atenção também na cor da coroa da fruta, ela deve ser verde viva e não pode conter um tom esbranquiçado.

Consistência

Além disso, é necessário pressionar a casca do abacaxi e verificar qual a consistência da fruta. É essencial que a casca não afunde, uma vez que este é um dos sinais que o abacaxi está prestes a apodrecer. Portanto, prefira as opções que são mais resistentes, mas mesmo assim não perdem a maciez. A coroa também pode ser um indicativo das condições do abacaxi, se as folhas saírem com muita facilidade, significa que a fruta está muito madura ou estragada.

Um outro aspecto que pode ajudar na escolha é o cheiro da fruta, ele deve ser levemente doce, demais pode demonstrar que a fruta está passando do tempo de ser consumida. Por fim, observe a casca da fruta que deve estar sem machucados ou rachaduras.

Benefícios desta fruta

Escolher um abacaxi bom contribui para a saúde, tendo em vista que a fruta é capaz de combater problemas na bexiga, uretra e na próstata. Além disso, a fruta ainda é capaz de colaborar com o bom funcionamento das funções hepáticas e de prevenir o surgimento de cálculos renais e de vesículas biliar.

Por ser diurético tem a fama de diminuir os inchaços do corpo, uma vez que estimula a produção de urina e consequentemente a eliminação de substâncias do corpo, inclusive o excesso de líquido. Melhorar a digestão é outro benefício alcançado com o consumo do abacaxi, bem como o ato de evitar arteriosclerose e diminuir inflamações.


Source link