Móveis de madeira sujos? Veja como limpar em 3 passos

Quando se tem uma peça antiga de madeira em casa é necessário um pouco mais de cuidado ao fazer a sua limpeza. O uso de um produto inadequado pode trazer sérios danos a peça.

Para que isso não aconteça, preste atenção nas dicas a seguir. Você vai deixá-la com aparência de nova e bem cuidada.

Vale ressaltar que, devido ao princípio ativo dos produtos utilizados, a boa notícia é que esse tipo de limpeza é aconselhada para ser feita uma ou duas vezes ao ano, no máximo. As dicas são passadas pela escritora Anna Shepard, no livro “Limpe e Arrume a sua Casa”, editado pela Publifolha. .

Seguindo as dicas, você vai precisar de materiais simples: um pincel pequeno e macio, panos de microfibra e cera para lustrar móveis. Dependendo do tamanho do móvel, o tempo estimado para que a limpeza seja concluída é de, no máximo, 10 minutos.

Os móveis de madeira, principalmente se antigos, precisam se manutenção (Foto: depositphotos)

Polimento dos móveis

1º passo

A primeira providência a ser tomada é retirar o pó da superfície do móvel. Você pode utilizar um pano macio e o pincel. Esse último utensílio é indicado para remover a poeira dos cantos da peça com mais facilidade.

2º passo

Depois da limpeza, coloque uma quantidade pequena de cera em um pano limpo e macio. Você vai aplicar o produto em toda a superfície da peça. Uma dica bastante válida é seguir o veio da madeira.

Veja também: Não sabe limpar assoalhos de madeira? Aprenda com a gente!

3º passo

Depois de aplicar uma camada fina de cera sobre a superfície do móvel, use uma flanela limpa para lustrá-lo. Você vai perceber que a peça ganhará um brilho delicado após o polimento.

Dicas extras

Se por acaso você notou alguma mancha de gordura na madeira, uma dica bem simples para removê-la é a partir do uso de talco e papel-toalha. Basta colocar o talco na área da macha, depois cobri-la com papel-toalha. Pressionando com firmeza, o papel absorverá a gordura.

Caso o móvel em questão for antigo, o mais aconselhável é levá-lo a um restaurador especializado. Pois, tentar resolver por conta própria pode danificá-lo e fazer com que ele perca o valor.

Veja tambémAprenda a limpar móveis de vidro sem causar manchas


Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*