Milagrosos gargarejos para você nunca mais sofrer com dor na garganta

A inflamação na garganta pode aparecer em paralelo a outras doenças, como gripe, laringite, faringite, amigdalite, entre outras

Causada, na maioria das vezes, pela ação de vírus ou bactérias, as inflamações na garganta geram certo desconforto e incômodo nas pessoas. A inflamação pode aparecer em paralelo a outras doenças, como gripe, laringite, faringite, amigdalite, entre outras.

Na identificação dos primeiros sintomas de dores na região da garganta, a providência mais prática que deve ser tomada é a consulta imediata ao médico. Por meio de exames específicos, ele vai tentar descobrir qual a real causa do problema, para que, só assim, possa ser tratado.

Se for uma doença viral, como gripe, é importante não usar antibióticos, pois eles eliminam apenas as bactérias, e não os vírus. Além do mais, os vírus podem adquirir certa resistência aos medicamentos, dificultando ainda mais o tratamento.

Foto: depositphotos

Para aliviar a dor na garganta

Para acabar de vez com o problema, uma série de ingredientes naturais podem ser usados. Além da facilidade no acesso, o risco de fazer uso de uma substância que vá trazer outros riscos para a saúde é quase nulo. Por isso, vale a pena investir nesses tratamentos alternativos.

Para tanto, conheça algumas das receitas destacadas no livro “1.001 Remédios Caseiros – Tratamentos confiáveis para promover a sua Saúde no Dia a Dia”, publicado pela editora Seleções, a partir do uso de ingredientes naturais.

Limão

O suco do limão tem propriedades curativas que ajudam a contrair os tecidos edemaciados da garganta, criando um ambiente hostil (ácido) para os vírus e bactérias. Para usá-lo como gargarejo, basta misturar uma colher (de chá) de sumo de limão em uma xícara de água.

Salmoura

Outra receita que também tem lá seus méritos é misturar uma xícara de água quente com ¼ de colher (de chá) de sal. Para reforçar o efeito germicida, acrescente uma colher (de sopa) de Listerine.

Sálvia, alume e vinagre

A partir da mistura de algumas substâncias, você pode ter um poderoso remédio natural para acabar com as dores na garganta. Separe uma colher (de chá) de sálvia, meia colher (de chá) de alume, ¼ de xícara de açúcar mascavo, 3/8 de xícara de vinagre e 1/8 de xícara de água. Misture todos os ingredientes e gargareje ao menos uma vez por dia.

Gengibre

O gengibre é um dos elementos naturais mais completos. Seu uso pode ser associado ao tratamento de muitos problemas de saúde. Para usá-lo em favor da garganta, separe uma colher (de chá) de gengibre em pó, uma colher (de chá) de mel, meia xícara de água quente e o suco de meio limão.

Despeje a água quente sobre o gengibre em pó, depois, acrescente o sumo do limão e o mel. Juntos esses produtos possuem efeitos antibacterianos, aliviando e tratando o incômodo da garganta.


Source link