Mancha vermelha no olho: o que pode ser e como tirar

O artigo Mancha vermelha no olho: o que pode ser e como tirar faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Vez por outra, algumas pessoas são surpreendidas com manchas vermelhas nos olhos. O caso chega a assustar pela própria aparência. Antes de esclarecer as possíveis causas, é bom que você saiba que procurar um oftalmologista é o mais indicado.

Na maioria dos casos isso pode ser ação de algum fungo ou bactéria. Caso você use lente de contato, as manchas também podem ser ocasionadas pelos menos motivos citados anteriormente. Por isso, é bom ter cuidado.

Ah! É bom que a automedicação seja evitada, já que, por não saber ao certo a origem do problema, o uso de medicamentos não controlados pelo médico pode fazer com que o estado piore ou outro tipo de problema apareça.

O que pode ser a mancha vermelha no olho

De acordo com o Instituto de Saúde Ocular, ISO Olhos, pequenos vasos sanguíneos percorrem a porção branca do olho, chamada de esclera. Por isso, “quando estes vasos sanguíneos incharem ou vazarem, o branco torna-se rosa ou vermelho”.

Na maioria das vezes a vermelhidão do olho não é grave, mas procurar um oftalmologista ajuda a certificar

Dentre os motivos que deixam um olho vermelho, o mais comum é a conjuntivite viral (Foto: depositphotos)

Essa condição pode ser uma das causas para o aparecimento das manchas vermelhas nos olhos. Ainda de acordo com o instituto, elas também podem ser causadas por “irritações, infecções, alergias e doenças”.

Apesar de, na maioria das vezes, a vermelhidão do olho não ser grave, procurar um oftalmologista ajuda a certificar que o problema será resolvido e que você está tomando as medidas adequadas para tal.

A partir de agora, conheça algumas das causas mais comuns para o aparecimento do problema:

Alergia

O olho é uma área sensível do corpo. Ele está exposto a fatores externos que podem provocar certos tipos de reações alérgicas. A poeira, por exemplo, é um desses agentes que são capazes de irritar os olhos e causam a vermelhidão.

Qualquer outra partícula também pode provocar esse problema que acaba ficando mais intenso devido a exposição a ambientes abertos, com muita exposição ao sol. Além do mais, coçar a região agrava ainda mais o problema.

Veja também: Tratamentos naturais para olho seco

Conjuntivite viral

Dentre os motivos que deixam um olho vermelho, o mais comum é a conjuntivite viral. “O vírus provoca inchaço dos vasos sanguíneos no tecido que cobre o globo ocular. O olho, ou ambos os olhos, podem apresentar leve desconforto”, explica o ISO Olhos.

O problema também pode ser causado pelo contato direto com o olho de partes do corpo, como a mão e os dedos. Geralmente, quando não higienizadas da forma adequada, o vírus causador da doença pode se alojar no olho, resultando nas manchas vermelhas.

Conjuntivite bacteriana

Esse tipo de problema é causado por uma bactéria específica. Ela se aloja no interior da pálpebra e pode resultar em ardência, sensação de areia nos olhos, incômodo da região e até o aparecimento de secreção.

A doença é mais comum em pessoas que usam lentes de contato. Ela pode ser contagiosa, assim como a conjuntivite viral. Por isso é bom evitar o contato direto com outras pessoas infectadas.

Hemorragia subconjuntival

As manchas vermelhas no olho também pode indicar algum tipo de hemorragia subconjuntival, que é quando um vaso sanguíneo se rompe na superfície do olho. As causas estão relacionadas ao aumento da pressão do olho ou esforço demasiado.

Uveíte

Essa é uma das doenças que têm como sintomas os olhos vermelhos. Ela é uma inflamação que causa dor, sensibilidade a lugares claros e até visão embaçada. Nesse caso, também é bom evitar a exposição ao sol e coçar o olho.

Glaucoma de ângulo fechado

De todos os problemas que podem causar vermelhidão nos olhos, o glaucoma de ângulo fechado é a doença mais grave. Ela vem acompanhada de sintomas, como dor, visão turva e distorcida e até náuseas.

Pela própria gravidade da doença, o não tratamento adequado pode resultar em casos de cegueira, a longo prazo.

Veja tambémLápis de olho de má qualidade pode causar terçol

Como acabar com as manchas vermelhas nos olhos

Ao identificar qualquer mancha vermelha no olho, a primeira providência a ser tomada é procurar um médico especialista. O tratamento por conta própria pode trazer sérias consequências a condição.

É bom evitar coçar ou se expor ao sol ou a ação do vento, já que isso pode agravar o estado dos olhos. Também não é indicado o uso de medicamentos sem indicação médica, como pomadas e colírios.

“Procurar o especialista é a melhor forma, pois vai fazer o diagnóstico correto. Muitas vezes se está fazendo um tratamento errado e usando até um colírio errado. Com isso, o estado vai piorando, quando chega para o médico já está em um estágio mais avançado, que fica mais difícil o tratamento”, orienta o oftalmologista Clodomir Carvalho.

Para não piorar a condição, também é importante não usar maquiagem na região dos olhos e tomar cuidado com aglomerações. “Na época do verão, o contágio da conjuntivite é mais fácil pela própria aglomeração. Ela acontece de forma direta, seja através da secreção ou pelo contato com objetos”, esclarece o oftalmologista.

Embora seja angustiante ver o sangue no olho, isso não prejudica a visão, nem dói, dependendo do caso. Diante disso, o mais aconselhável a ser feito, além de consultar um médico é realizar a limpeza constante com a utilização de soro fisiológico.

Dependendo do problema identificado pelo médico, o tratamento acontece com a utilização de medicamentos tópicos. Se o problema não for muito grave, compressas frias podem diminuir a irritação. Para quem usa lentes de contato, a dica é prestar mais atenção a sua higienização.

Veja tambémSeus olhos lacrimejam sem parar? Veja aqui o que é e como parar isso

O uso de colírio por conta própria não é indicado. “A ação do colírio é de fechar os vasos sanguíneos. Na hora do efeito ele fica clarinho. Mas depois volta a ficar vermelho. Isso acaba causando um efeito rebote”, elucida o Clodomir.

O artigo Mancha vermelha no olho: o que pode ser e como tirar faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*