Maçã faz mal para cachorro? Descubra

O artigo Maçã faz mal para cachorro? Descubra faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

A maçã é um alimento rico em fibras, vitaminas e diversos nutrientes extremamente benéficos para o organismo. Mas será que a fruta age diferente na saúde do cachorro e pode fazer mal para o animal que a consome?

É importante sempre antes de mudar a alimentação do cachorro, ainda que seja por comidas naturais, procurar a orientação de um veterinário especialista em nutrição ou de um zootecnista que possa orientar de forma mais segura essas alterações.

Cachorro pode comer maçã?

Existe um grande mito girando em torno da alimentação canina que diz que somente a ração é permitida na alimentação dos cães.

A verdade é que a maçã pode fazer muito bem à nutrição canina, mas tudo irá depender da dosagem e de como a fruta é dada para o animal. Em entrevista disponibilizada no vídeo do Clube para Cachorros, a zootecnista Aline Mota conta que a maçã é um dos alimentos naturais permitidos na dieta canina.

A maçã é um dos alimentos naturais permitidos na dieta canina

Alimentos humanos, se dosados, não fazem mal à saúde canina (Foto: depositphotos)

A profissional conta que é preciso ficar atento à quantidade de maçã oferecida ao cachorro. Ele só pode comer 10% dessas comidas humanas. Por exemplo, se o animal costuma comer 200g de ração, ofereça a ele 20g da fruta.

É preciso ter cuidado com os excessos de maçã. As grandes dosagens de frutose pode fazer com que o cachorro engorde e tenha prejuízos na saúde. Por ser rica em cálcio e fósforo, o excesso de maçã também pode causar ou agravar eventuais problemas renais no cão.

Cuidados com a alimentação natural canina

A ração do cachorro já é um alimento totalmente balanceado na dieta do animal; não faltando nem sobrando nenhum nutriente para ele.

Por ela ser um alimento prático e balanceado, a maioria dos veterinários indica a ração. Mas dependendo de como são oferecidos, as consideradas “comidas humanas” também podem ser cedidas para os cães.

Se o tutor do animal resolver oferecer ao cachorro alimentos caseiros e naturais é preciso que eles sejam oferecidos (além da dosagem correta) de forma isolada.

Caso a maçã, por exemplo, seja misturada com a ração isso poderá causar malefícios para a saúde do pet. “Se você coloca um franguinho desfiado, carne ou cenoura ralada (junto com a ração), você pode está trazendo prejuízo para o animal porque vai desbalanceá-la”, revela Aline.

Alimentos permitidos e proibidos para cachorros

Muitos alimentos da dieta humana ajudam na saúde e controlam a dieta do cachorro. Mas existem alguns que devem ser excluídos completamente da alimentação canina.

Liberados

Alimentos como carne (cozida e sem tempero), maçã, banana, goiaba, cenoura, arroz, entre outros, desde que dados em dosagens corretas, são liberados na dieta do pet.

Conheça as plantas que fazem bem para os cachorros

Proibidos

Já o consumo de uva, carambola, chocolate, café, macadâmia, sorvete, cebola, álcool, pizza, abacate e ovo cru pode causar sérios danos à saúde do bichinho.

Caso o animal já tenha consumido algum desses alimentos é importante prestar muito atenção aos sintomas que ele irá apresentar, pois a ingestão mesmo que acidental pode ocasionar vômito, diarreia, convulsão, anemia e intoxicação. Se algum desses sintomas aparecer no animal, procure com urgência a ajuda de um profissional da área.

O artigo Maçã faz mal para cachorro? Descubra faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*