Laranja faz mal para gastrite? Fique sabendo

O artigo Laranja faz mal para gastrite? Fique sabendo faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Quem possui gastrite e outros problemas que envolvem uma grande produção de acidez no estômago, sabe como é vasta a lista de alimentos que pioram o problemaAté mesmo comidas e bebidas naturais podem causar refluxo e azia. Nesse sentido, será que a laranja faz mal para a gastrite?

Saiba que a fruta é uma das “vilãs” de quem possui a inflamação, aguda ou crônica, da mucosa do estômago. Segundo dados da Organização mundial da Saúde (OMS) mais de 2 milhões de pessoas sofrem de gastrite no mundo. E a doença pode ser muito mais perigosa do que se imagina.

Caso não seja cuidada como se deve, a gastrite pode evoluir para problemas mais graves, como o câncer. E uma das maneiras de tratá-la é tendo cautela com a alimentação.

Quem tem gastrite pode comer laranja?

Algumas frutas cítricas, como a laranja, fazem mal para quem tem gastrite

Assim como as frutas cítricas, a cafeína também pode irritar o estômago (Foto: depositphotos)

Geralmente as frutas cítricas e comidas ácidas costumam irritar ainda mais as paredes do estômago. E entre esses alimentos proibidos para quem possui gastrite está destacada a laranja.

Mas existe um tipo de laranja que não faz mal para quem possui gastrite, pelo contrário; ajuda a tratar. A laranja lima não agride o estômago e deve ser adotada na dieta, podendo ser consumida de quatro a cinco porções por dia.

Alimentos que prejudicam a gastrite

Além da laranja, todas as frutas consideradas cítricas são proibidas para quem sofre de refluxo e/ou azia. Entre elas estão o abacaxi, limão, acerola, kiwi, caju, cidra, entre várias outras.

E se esses alimentos naturais são vilões para quem possui gastrite, os industrializados devem ser completamente riscados da lista de compras de quem tem o problema.

A ingestão de ketchup, mostarda, molhos, (condimentos industrializados no geral), refrigerantes, chocolate, biscoitos, pimentas, salgadinhos, goma de mascar e bebidas alcoólicas também deve ser dispensada para evitar a piora da gastrite.

A cafeína e muitos tipos de chá também podem ajudar a agravar a situação, assim como a ingestão de cebola, alho, pimentão e tomate.

Cada organismo funciona de uma maneira e toda gastrite é individual, possuindo sintomas e características, muitas vezes, únicas em cada paciente. No entanto, nem todas as pessoas são sensíveis à acidez de algumas frutas, por exemplo.

Por isso, conheça seu corpo e preste sempre atenção em qual tipo de alimento piora a sensação de queimação. Fique atento caso os sintomas apareçam e procure com urgência uma consulta com um especialista da área.

Alimentos que ajudam a combater a gastrite

Muitas frutas pioram os sintomas de gastrite. Mas não é necessário excluir todos esses alimentos de suas dietas; existem também diversos alimentos naturais que ajudam a combater o problema.

Além da laranja lima, frutas como maçã, banana, mamão, melão, pera, melancia e goiaba também não agridem o estômago e podem ser consumidas, tanto in natura, como em forma de suco.

Sucos naturais para tratar a gastrite

Suco de aloe vera

Devido ao seu poder cicatrizante, o suco de aloe vera (também chamado de babosa), contribui para curar as feridas ocorridas no estômago em decorrência do excesso de acidez.

Suco verde

Uma mistura feita com couve e salsinha, o suco verde é uma bebida natural extremamente rica em clorofila. Com propriedades antioxidantes e energizantes, a receita é algo essencial quando o assunto é recuperação do estômago.

Suco de pera

Feita com quatro peras maduras e meio copo de água, o suco de pera é rico em substâncias que ajudam a diluir o ácido do estômago, contribuindo para a redução de queimação, azia e outros problemas estomacais.

Causas da gastrite

A gastrite pode ser ocasionada por agentes que provocam irritações ou infecções no estômago, atacando o revestimento do muco. Segundo o especialista Juliano Pimentel, esses agentes podem ser certos tipos de medicamentos, álcool, drogas e algumas infecções.

Ainda de acordo com o médico, a ingestão em excesso de bebidas e alimentos que aumentam a acidez do estômago e ainda a má alimentação e o estresse, também podem ser grandes desencadeadores da enfermidade.

Já a gastrite crônica pode ser ocasionada pela bactéria Helicobacter pylori, doenças autoimunes, cirurgias gástricas e a Doença de Crohn.

Suco fortalecedor de laranja e erva-doce para dar pique no inverno

Sintomas da gastrite

  • Queimação no estômago;
  • Perda de apetite;
  • Aumento do fluxo de saliva;
  • Mau hálito;
  • Vômito;
  • Constipação;
  • Estresse;
  • Inquietação;
  • Dor de cabeça;
  • Palidez;
  • Fraqueza;
  • Perda de peso;
  • Diarreia.

O artigo Laranja faz mal para gastrite? Fique sabendo faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*