Incontinência urinária no pós-parto: Aprenda exercícios caseiros para melhorar esse problema

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% da população brasileira sofre com incontinência urinária. Este tipo de problema, apesar de ser comum em ambos os sexos, é mais comum nas mulheres, principalmente no pós-parto. Isto porque, é durante a gravidez ou na hora do parto que o corpo da mulher passa por diversas alterações anatômicas, que acabam danificando os músculos do assoalho pélvico e do tecido conjuntivo.

Neste sentido, quando este tipo de problema surge, as mulheres passam a apresentar sintomas desconfortáveis, como explica a fisioterapeuta Thalita Freitas. “Os músculos do assoalho pélvico têm a função de sustentar órgãos, como por exemplo, a bexiga, o intestino e o útero, auxiliar na continência urinária e fecal, além de serem muito importantes para satisfação sexual. Quando esses músculos sofrem algum tipo de alteração no parto, podem causar sintomas desagradáveis ou até mesmo dor para a mulher”, explica.

Segundo Thalita, para tratar este problema é necessário fortalecer os músculos da pelve e do períneo. Desta forma, a fisioterapeuta recomenda a realização de alguns exercícios que se encaixam na modalidade Fisioterapia Pélvica Funcional, uma nova área de reabilitação para prevenir e corrigir disfunções urinárias, gastrointestinais e reprodutoras.

A incontinência urinária é mais comum nas mulheres, principalmente no pós-parto (Foto: depositphotos)

Loading...

Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*