Frutas que prendem o intestino. Descubra quem são elas

O artigo Frutas que prendem o intestino. Descubra quem são elas faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Assim como os demais órgãos do corpo humano, o intestino exerce funções primordiais para manter o organismo saudável. Mas, quando alguma disfunção ocorre, é possível que o paciente apresente alguns sintomas desconfortáveis, como prisão de ventre, também chamado de intestino preso, ou o contrário, o intestino solto. O bom é que existem alimentos que podem ajudar no tratamento desses problemas, a exemplo das frutas.

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB), aproximadamente 20% dos brasileiros apresentam prisão de ventre, que é conhecida como constipação. Nesta situação, as pessoas apresentam dificuldade em evacuar, fezes muito duras ou secas, inchaço na barriga e até dor na região abdominal.

Porém, há brasileiros que apresentam o intestino solto. Desta forma, os pacientes que sofrem com esta condição possuem extrema facilidade em fazer cocô, muitas vezes acompanhados de diarreia e dores abdominais. Para conseguir prender o intestino, é recomendado fazer uma reeducação alimentar, optando por frutas, vegetais e outros alimentos que possuem a capacidade de controlar o trânsito intestinal.

Prendendo o intestino com frutas

Goiaba

Frutas que prendem o intestino - Goiaba
Loading...

Foto: depositphotos

Rica em vitamina C, a goiaba é uma aliada do sistema imunológico. Mas esse não é o único benefício dessa fruta, uma vez que, segundo a nutricionista Savina Torres, também é um alimento indicado para quem apresenta disfunção no intestino. “A presença de fibras garante saúde intestinal e auxilia no processo de emagrecimento bem como no controle do colesterol“, afirma a especialista, em uma publicação no Instagram.

Caju

“O Caju é uma fruta um tanto curiosa pois sua parte carnosa, cuja cor pode ser amarela ou vermelha, chama-se pseudofruto que possui a função de sustentar a castanha, esta sim é o verdadeiro fruto”, explica a nutricionista. Tanto a polpa como a castanha, são elementos indicados para prender o intestino solto.

Banana

Frutas que prendem o intestino - Banana

Foto: depositphotos

De acordo com Savina, não apenas a banana mas também os fiapinhos que soltam dela podem ajudar o trânsito intestinal. “Esses fiapos se chamam ‘albedo’ e são ricos em fibra solúvel, importante para o bom funcionamento do intestino, conferem saciedade e são também responsáveis por baixar o índice glicêmico da fruta.”

Maçã

Por ser uma fruta rica em fibras, a maçã auxilia no controle do trânsito intestinal. Assim, quem está com o intestino solto pode aproveitar dos benefícios desse alimento para controlar diarreias. O ideal é consumir a maçã ainda com a casca, descartando apenas o talo e as sementes.

Loading...

Source link

Loading...