Loading...
SEMENTES

Especialista lista os incríveis benefícios das sementes de abóbora


Todo mundo sabe que algumas cascas são ótimas para se transformarem em sucos, produtos de beleza e até de higiene. Com as sementes também é assim

O grande segredo para uma alimentação saudável, sem gastar grandes somas de dinheiro com isso, é saber aproveitar tudo o que o alimento tem a oferecer.

Todo mundo sabe que algumas cascas são ótimas para se transformarem em sucos, produtos de beleza e até de higiene. Com as sementes também é assim. Além de servirem para a multiplicação das espécies, as sementes são ótimas aliadas da nossa saúde.

Pensando nisso, a médica Tamara Mazarack, especialista em nutrologia, explica os benefícios de uma semente específica: a de abóbora. O fruto em si já é bem conhecido: fonte de cálcio, ferro, fósforo, zinco, magnésio e potássio, a abóbora conta ainda com vitaminas A,B, C e E e também muitas fibras e riboflavina.

Foto: depositphotos

Suas sementes são poderosas aliadas para as pessoas que têm interesse em ganhar massa muscular. Cada 100 g das sementes contém 30g de proteína. Os grãos também possuem minerais essenciais como ferro, manganês, magnésio e zinco. Essas substâncias juntas atuam na reparação muscular após a prática de exercícios físicos.

Algumas pessoas preferem não consumir as sementes da abóbora pois elas são ricas em calorias. Somente 100 g delas possuem 570 calorias. Em compensação, a gordura presente é formada por ácidos graxos como ômegas 3 e 9 e muita vitamina E.

Loading...
>

A nutróloga

explica: “ela é saborosa e se for consumida na versão sem sal quase não contém sódio (o mineral que retém água no corpo), além de fornecer muito potássio, que combate câimbras e cansaço muscular. Coma um punhado ao natural ou acrescente em sucos e saladas”.

Receitas com sementes de abóbora

Sementes de abóbora ao forno

Lave bem as sementes de abóbora e deixe-as de molho em água potável por uma hora. Se preferir, pode salgá-las. Reúna os seus temperos preferidos e, depois de secas, tempere-as de acordo com o seu gosto. Você pode usar pimentas, azeite, ervas etc. Depois disso, coloque em uma forma para assar no forno até que as mesmas fiquem crocantes.

Esse processo pode também ser feito no micro-ondas, mas lá é preciso colocar as sementes em um recipiente com tampa e deixá-las cozinhar por 1 minuto na maior potência do aparelho. Passados esses primeiros 60 segundos, é hora de mexer um pouco e colocar o mesmo tempo. Repita mais uma vez o processo até sentir que as sementes ficaram tostadas.

Sementes de abóbora caramelizadas

Você pode deixar as suas sementes doces também. A ideia é tostá-las em algum dos processos descritos anteriormente, e depois disso, mergulhá-las na calda de açúcar derretida ainda quente e deixar esfriar para poder consumir.

Sementes de abóbora em alimentos integrais

Você pode acrescentar as sementes tostadas em alimentos feitos na sua casa. Pães, massas e bolos ficam mais ricos quando recebem as sementes de abóbora antes de irem ao forno. Experimente.

 



Source link

Loading...







Loading...