Especialista explica o que é a fitoterapia

O artigo Especialista explica o que é a fitoterapia faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

Você conhece a fitoterapia? O programa ‘Dito e Feito’ da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, fez uma entrevista com a fitoterapeuta Vanderlí Marchiori para falar sobre o uso de plantas em benefício da saúde. Veja as principais dúvidas sobre o tema que foram sanadas pelo especialista.

O que é fitoterapia?

A fitoterapia é a ciência que utiliza as plantas medicinais para o tratamento e recuperação da saúde das pessoas. Então, quando falamos em fitoterapia estamos falando de um resgate da nossa cultura mais primitiva, só que hoje em dia com muitos estudos científicos que comprovam a eficácia das plantas naturais.

Os remédios fitoterápicos não têm contraindicação?

A fitoterapia se baseia no uso de plantas em benefício da saúde

É importante consultar um médico para acompanhar o tratamento (Foto: depositphotos)

Tem contraindicação, sim. Não é porque se trata de uma planta que não faz mal. Tem muitas plantas tóxicas e alguns animais já sabem disso, mas nós humanos ainda não temos essa percepção. Desta forma, qualquer princípio ativo que tenha ação no meu corpo, não é isento de risco. Por exemplo, as pessoas que são hipertensas ou que tomam remédios antidepressivos não podem tomar chá verde.

Goji Berry emagrece mesmo?

Não emagrece. Essa estória foi lançada na internet como se o goji berry tivesse provocado o emagrecimento de uma cantora famosa. Mas, isso não é verdade. O que na verdade as pessoas querem é ser emagrecidas, e não querem um processo ativo. O que é preciso entender é que o emagrecimento é fruto de uma mudança de qualidade de vida. É claro que as plantas podem ajudar, mas precisamos saber o que e quanto usar, sempre acompanhando por um profissional especialista.

Qual é a diferença entre a fitoterapia e homeopatia?

A diferença é que homeopatia pode usar animais e minerais na produção de medicamentos, enquanto a fitoterapia só usa plantas.

As dietas malucas podem prejudicar a saúde?

As dietas da moda são de extremo risco. Você não pode tirar o leite e o glúten sem uma prescrição. Por isso, é bom deixar bem claro, que as pessoas famosas que propagam uma dieta são acompanhadas por profissionais.

Então, o segredo é uma alimentação balanceada?

A alimentação e atividades físicas. As plantas medicinais são auxiliares, mas não existe milagre. Uma pessoa que leva dois anos para engordar seis quilos não vai perdê-los em um mês. E se acontecer, ela está perdendo massa muscular e não gordura.

As pessoas podem se automedicar com os fitoterápicos?

Não. O medicamento fitoterápico é mais seguro que o sintético, pois os efeitos colaterais são menores, porém é preciso sempre de uma orientação profissional.

O artigo Especialista explica o que é a fitoterapia faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*