Especialista dá 4 dicas para melhor lidar com os medos

O artigo Especialista dá 4 dicas para melhor lidar com os medos faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.

O medo é uma sensação natural, no entanto, é muito importante estar atento para que essa espécie de perturbação não nos paralise e nos impeça de caminhar pela vida. Qual é o seu maior medo? Ficar sem emprego? Sem dinheiro? Ficar sozinho a vida inteira?

A psicoterapeuta e líder-coach Maura de Albanesi dá quatro dicas para lidar com os nossos medos mais introspectivos, aqueles capazes de paralisar nossa alma no momento de tomar uma decisão.

As várias faces do medo

Todos nós temos medos e eles podem surgir nas mais diversas situações. A psicoterapeuta explica que todo medo tem uma consequência. Por exemplo, o medo de ficar sem dinheiro pode fazer com que fiquemos em um trabalho mesmo sem gostar.

Todos nós temos medos e eles podem surgir nas mais diversas situações

Enfrentar nossos medos é a melhor forma pra lidar com eles (Foto: depositphotos)

De acordo com a líder-coach, se não estivermos atentos, o medo pode ceifar a nossa capacidade realizadora. “O medo é a falta de confiança em si mesmo para realizar algo. É quando não sabemos que somos bons o suficiente para lidar com alguma coisa; quando nos falta firmeza em saber que vamos dar conta de qualquer situação”, explica de Albanesi.

A psicoterapeuta ainda esclarece que todos os nossos medos têm um símbolo, isto é, nunca é a coisa por si só que nos dá essa espécie de perturbação e, por isso, é necessário descobrir o seu significado. Somente assim será possível cortar o cordão do medo.

Dicas para lidar melhor com os medos

Maura de Albanesi comenta que o medo dá uma palpitação no coração por já acharmos que algo não vai dar certo. A especialista listou quatro dicas para lembrar quando sentir medo:

1) Pensar demais não dá resultado nenhum

“O medo nos paralisa pela análise exacerbada. A nossa mente rodopia em cenas e previsões infundadas e não nos deixa agir. Quando surge algo novo, nos cercamos de um monte de lamentações: ‘não vai dar, não tenho tempo, não tenho condições, vai ser difícil’.”, explica a especialista.

De acordo com Maura de Albanesi, a solução é parar de pensar e começar a agir independente do resultado final.

2) O medo indica que você precisa ficar atento a algo

A psicoterapeuta afirma que o medo não significa que há algo de errado com você, pois é apenas fruto da sua imaginação. Para resolver isso, a especialista recomenda respirar fundo e focar novamente na sua verdade e no cuidado real que a situação exige.

3) Lembre-se que você é bom o suficiente

“O medo é perspicaz em trazer a sensação de fraqueza: ‘e se eu não for bom o suficiente?’, ‘e se não for forte?’… E se, e se, e se… Nós temos medo que descubram quem somos verdadeiramente. Isso são impressões que demos ao nosso inconsciente e que são diariamente fortalecidas pela mente consciente. Reprograme-se! O que passou trouxe a experiência necessária ao nosso crescimento!” Como enfrentar: “Vire a chavinha! Ninguém — nem nada — pode fazer você se sentir inferior a não ser você mesmo!”, recomenda de Albanesi.

Ansiedade pode gerar problemas respiratórios e hipertensão

4) O medo nos humaniza

Você não deve se envergonhar por sentir medo diante de algumas situações, pois há um instinto natural dentro de nós de proteção. Assim sendo, a especialista recomenda que aceitemos o medo como um desejo natural e transformemos a proteção em atos de coragem.

O artigo Especialista dá 4 dicas para melhor lidar com os medos faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro.


Source link