education

Erva cidreira: usos e benefícios dos diversos tipos dessa planta

A erva melhora inúmeros processos do organismo, como o sono, a diminuição dos gases, alívio nas cólicas e tosse e previne problemas nos rins

O nome científico de erva cidreira é Melissa officinalis, mas também tem outros nomes pelos quais ela é conhecida, como chá de tabuleiro, falsa melissa, erva-cidreira brava, erva-cidreira do campo, salva do Brasil, salva limão, alecrim do campo, salva brava, cidrila, orégano e sálvia.

A erva cidreira possui as seguintes propriedades: adstringente, analgésica, antialérgica, antiespasmódica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antisséptica, diurética, relaxante, sudorífera e cicatrizante.

Isso garante uma melhora em inúmeros processos do organismo, como o sono, a diminuição dos gases, alívio nas cólicas e tosse, previne problemas nos rins, dores de cabeça e auxilia em disfunções digestivas.

Foto: depositphotos

Outra indicação bem conhecida da erva cidreira é como calmante, pois ela promove o bem-estar e tranquilidade e diminui o nervosismo. Outra indicação popular é o uso da erva cidreira no combate ao vício do tabaco.

Receita do chá de Erva Cidreira

O chá de erva cidreira é útil para combater diversos tipos de enfermidades e previne outras muitas. A bebida pode ser consumida por adultos e em menor quantidade por crianças maiores de dois anos. Entretanto, é indicado sempre a consulta com um médico ou fitoterapeuta que possa liberar o consumo desse chá.

Ingredientes

– 30 gramas de folhas e flores de erva cidreira;
– Um litro de água;
– 1 limão.

Modo de fazer

Coloque em uma panela com tampa um litro de água para ferver. Depois que levantar fervura, desligue o fogo e com o líquido ainda bem quente, adicione as 30 gramas de folhas e flores de erva cidreira. Em seguida tampe a panela e deixe apurar por, aproximadamente, 15 minutos. Por fim, coe. Tome uma xícara pequena do chá três vezes ao dia e adicione gotas de limão a cada xícara, antes das principais refeições.

Outras aplicações da erva cidreira

Repelente

Além do chá é possível utilizar a erva cidreira para outros fins. Ela pode ser empregada como repelente para espantar mosquitos. Para isso, as folhas devem ser amassadas e aplicadas sobre a pele.

Dor de dente

A dor de dente também pode ser aliviada. Basta colocar algumas folhas em um copo com água e bochechar essa mistura depois de um tempo de descanso.

Higiene

A planta também pode ser ingrediente de diversos produtos dermatológicos, como sabonetes artesanais, perfumes, shampoos, cremes, condicionados, entre outros. Se bem manipulada, a erva pode resultar em esfoliantes caseiros para a pele.

Culinária

Outra aplicação é no uso culinário. Essa erva é responsável por dar um sabor cítrico às receitas e também possui efeito decorativo. Ela combina com carnes brancas e saladas.


Source link

90