Emagrecer sem sofrer: conheça as melhores dietas

Quando pensamos em fazer um regime alimentar automaticamente acreditamos que passaremos por um período terrível, teremos fome o tempo todo e ficaremos mal-humorados e insuportáveis. Porém, é possível emagrecer sem sofrer. Como? Contaremos tudo neste artigo.

É possível emagrecer sem sofrer?

Fazer dieta não é sinônimo de sofrimento. Esta é uma ideia que assumimos erroneamente e que se mantém de geração em geração.

A boa notícia é que podemos perder peso sem passar fome, sem temer o “efeito rebote” e sem nos sentirmos deprimidos, mal-humorados ou irritados.

Preste atenção nestas dicas:

1. Diga adeus aos alimentos nutricionalmente “mortos”

Podemos dividir em três grupos estes alimentos que não trazem benefícios ao organismo, e sim o contrário: açúcares processados, farinhas processadas, e óleos.

Quanta de suas refeições os incluem? Com certeza a maioria.

Um dos problemas que causam é o inchaço. Portanto, uma das razões pelas quais você não consegue perder peso é porque o amido e as gorduras estão se acumulando em seus tecidos.

2. Não faça dieta

Ainda que possa ser estranho, a melhor dieta para emagrecer sem sofrer está, justamente, em não fazer dieta!

Isso se deve ao fato de que, para muitas pessoas, contar calorias e olhar os rótulos dos alimentos, assim como a balança, se torna uma obsessão.

Pensar continuamente nos quilos e no que é “permitido ou proibido” não é bom para a sua saúde física e nem mental.

Por isso é melhor que não faça uma dieta, e muito menos daquelas que prometem resultados milagrosos em poucas semanas.

3. Tome um bom café da manhã

Mulher tomando café da manhã

A base de uma alimentação saudável está em oferecer ao organismo o que ele precisa e quando precisa. Portanto, tomar café da manhã adequadamente é fundamental por muitas razões.

Primeiro, porque lhe oferecerá os nutrientes de que seu corpo precisará ao longo do dia (lembre-se de que você esteve dormindo várias horas e não ofereceu comida em todo esse tempo).

Além disso, um café da manhã completo evita que você coma no meio da manhã ou chegue com muita fome ao almoço, lhe permite fazer exercícios e render mais, etc.

O jejum prolongado faz com que você armazene gordura porque o organismo, ao não receber alimento, entra em estado de “economia”.

Procure fazer com que seu café da manhã inclua todos os grupos alimentares: frutas, verduras, laticínios, cereais… nada de frituras, açúcares e nem industrializados.

4. Não se pese o tempo todo

O corpo tem altos e baixos no peso, segundo diferentes fatores.

  • Por exemplo, não é a mesma coisa se pesar pela manhã em jejum ou à noite depois de ter comido várias vezes durante o dia.
  • Também não é igual subir na balança antes de fazer exercício e depois de fazê-lo.
  • Inclusive, a pesagem pode mudar se formos ou não ao banheiro, se bebermos mais ou menos líquidos e dependendo do momento do ciclo menstrual da mulher.

O mais saudável é se pesar a cada mês e tratando de respeitar as mesmas condições (por exemplo, sempre depois de tomar café da manhã e antes de se exercitar).

5. Coma mais vezes (mas em menos quantidades)

Mulher comendo uma salada em casa

Um dos principais problemas das “dietas mágicas” é que reduzem ao máximo o consumo de alimentos. Isso não está certo porque o organismo precisa de diferentes nutrientes.

Não é recomendável que o almoço seja um iogurte e nem que o jantar seja um prato de sopa. Uma boa forma de emagrecer sem sofrer é comendo mais, porém de forma mais inteligente.

O que isso quer dizer? Que ao invés de fazer 4 refeições pesadas, podemos fazer 6 menores. A mesma quantidade de alimentos, porém divididos em mais refeições.

É conveniente consumir algo a cada 3 ou 4 horas. Assim você chegará com menos apetite ao almoço ou ao jantar, o organismo terá energia continuamente e o estômago queimará gorduras quando fizer cada digestão.

6. Mastigue bem

Este é outro dos truques que podem ajudar se você quiser emagrecer sem sofrer com as “dietas milagrosas”.

  • Quando comemos devagar, ingerimos menos alimentos. Isso acontece porque quando o cérebro recebe o sinal do estômago de que já está satisfeito, costuma ser muito tarde.
  • Mastigar 30 vezes a cada garfada, além disso, servirá para que o sistema digestivo receba os alimentos mais processados.
  • Algo que também pode contribuir em seu objetivo é usar pratos menores, pois assim poderá servir porções menores.

7. Não se prive do que você gosta

Mulher tomando sorvete

Sempre e quando for moderado, você pode tomar um sorvete, comer um pedaço de bolo ou um hambúrguer. Dê-se o prazer uma vez por semana e não tenha medo de “pecar”.

O bom desta permissão é que eliminará a sua ansiedade e desejo por comida. Além disso, servirá para que da próxima vez em que estiver diante de um prato que goste muito, não queira devorá-lo em questão de segundos.

8. Adicione mais proteínas

Este nutriente tem muitos benefícios para o nosso organismo e nos ajuda a emagrecer sem sofrer.

Em cada uma de suas refeições, trate de adicionar proteínas acompanhadas por frutas e verduras para obter saciedade e energia. Elas oferecem poucas calorias, retardam a digestão e são saudáveis.

9. Não se distraia ao comer

Mulher comendo salada

Deixe a televisão, o celular ou aquele livro que você adora de lado enquanto come. Se você estiver disperso na hora de comer, vai comer mais alimentos e de pior qualidade.

Além disso, não mastigará como corresponde e o cérebro demorará mais para receber a mensagem de que o estômago está satisfeito, já que estará prestando atenção em outra coisa.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com


Source link

Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*