Dor de cabeça? Enxaqueca? 6 receitas de chás para tratar esses desconfortos

A enxaqueca afeta cerca de 90% da população mundial, mas pode ser tratada de forma natural

A enxaqueca é uma dor de cabeça que se manifesta apenas de um lado e que pode causar fortes náuseas, fotofobia e sensibilidade ao cheiro e barulho. A doença geralmente é causada por predisposição genética, alterações hormonais, estresse, ansiedade, má alimentação, falta de sono e diversos outros sintomas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a enxaqueca afeta cerca de 90% da população mundial, sendo as principais vítimas as mulheres. A boa notícia é que a doença crônica pode ser tratada de forma natural, através do consumo de alguns chás de ervas.

Os remédios naturais servem apenas para um alívio imediato. A enxaqueca é um problema que deve ser acompanhado de perto por um profissional da área.

Remédios naturais para dor de cabeça

Chá de laranja

Foto: Pixabay

Devido à grande quantidade de vitamina C presente na laranja, o chá da fruta além de ajudar a prevenir a enxaqueca, combate dores de cabeça causadas pela sinusite e aumenta a imunidade do organismo.

Ingredientes

-2 laranjas;
-300 ml de água;
-Mel a gosto.

Modo de preparo

Descasque a fruta e retire todo o suco dela. Coloque a água para ferver e acrescente somente as cascas da laranja, deixe ferver e retire do fogo. Misture o chá das cascas com o suco de laranja e adoce a bebida com o mel.

Chá de camomila

Receitas de chás para tratar enxaqueca - Chá de Camomila

Foto: Pixabay

 

Esse chá é indicado principalmente para quem sofre de enxaqueca ocasionada por tensões e estresse do dia a dia. A camomila é conhecida por seu poder calmante e relaxante, melhorando, inclusive, a qualidade do sono.

Ingredientes

-1 colher (de chá) de flores de camomila;
-300 ml de água.
-Mel a gosto.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Depois desligue o fogo e acrescente as flores da erva e abafe o recipiente por cerca de cinco minutos. Antes de consumir, coe a bebida e adoce-a com mel.

Chá de gengibre

Receitas de chás para tratar enxaqueca - Chá de Gengibre

Foto: Pixabay

O gengibre é um poderoso anti-inflamatório natural. Rico em gingerol, a raiz possui ações que bloqueiam as substâncias que causam enxaqueca.

Ingredientes

-50 gramas de gengibre fresco ralado;
-1 litro de água.

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes em uma panela ao fogo. Deixe ferver por cerca de 15 minutos e depois abafe o recipiente. Coe antes de consumir.

Chá de hortelã

Receitas de chás para tratar enxaqueca - Chá de Hortelã

Foto: Pixabay

A bebida feita a partir da hortelã serve como analgésico e anti-inflamatório, sendo eficaz para aliviar tanto a enxaqueca, como também dores de cabeça mais comuns.

Ingredientes

-10 folhas de hortelã;
-200 ml de água.

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes para a panela e deixe fervendo por 3 minutos. Adoce como preferir, coe e consuma.

Chá de erva cidreira

Receitas de chás para tratar enxaqueca - Chá de Erva Cidreira

Foto: depositphotos

Um poderoso relaxante natural, a erva cidreira age diretamente no sistema neurológico, contribuindo para o alívio de enxaquecas.

Ingredientes

-50 g de folhas de erva cidreira;
-200 ml de água.

Modo de preparo

Deixe todos os ingredientes em infusão por alguns minutos. Depois que a bebida estiver fervida, coe e consuma.

Chá de alfazema

Receitas de chás para tratar enxaqueca - Chá de Alfazema

Foto: depositphotos

Além de poder ser usada como uma excelente bebida para aliviar os sintomas da enxaqueca, a alfazema também pode ser usada como uma compressa na testa para curar o mesmo problema.

Ingredientes

-10 g de folhas de alfazema;
-Meio litro de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e acrescente as folhas de alfazema. Depois de fervida, deixe a bebida repousando por cerca de 10 minutos, coe e consuma ainda morna.


Source link